Publicidade
Manaus
Cotidiano, Meio Ambiente, Semmas, Plantio, Mudas, Parque do Mindu, Pedala Manaus, Semana da árvore

Pedalada ecológica e plantio de mudas encerram a Semana da Árvore e da Água em Manaus

Antes do passeio ciclistas plantaram espécies nativas, pelo Passeio do Mindu, além de chamarem a atenção para a necessidade de arborização em Manaus 23/03/2013 às 14:30
Show 1
Secretária Kátia Schweickardt ressaltou a importância do incentivo à prática do uso da bicicleta como forma de contribuir para a redução do consumo de combustível fóssil
acritica.com Manaus

Um plantio simbólico para o reforço da mata ciliar do Igarapé do Mindu, no trecho que forma o Passeio do Mindu, na Zona Centro-Sul de Manaus, foi realizado na manhã deste sábado (23), pelos mais de 200 ciclistas que participaram da 1ª Pedalada Ambiental 2013, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sutentabilidade (Semmas).

Foram plantadas espécies nativas, como mogno, seringueira, pau pretinho, jutairana, que irão se integrar ao conjunto arbóreo já existente no local e proporcionarão, no futuro, mais sombra e conforto térmico para caminhantes e ciclistas que utilizam o local.

O plantio fez parte da programação da Semana da Árvore e da Água, promovida pela Semmas, entre os dias 18 e 23, para marcar a passagem do Dia da Árvore na Região Norte (21) e o Dia Mundial da Água (22). Junto com o passeio ciclístico, foi realizada também a primeira edição do Projeto Nosso Espaço Verde 2013, com diferentes atividades de educação ambiental, no Parque Municipal do Mindu, com instituições parceiras, voltadas para crianças, jovens, adultos e idosos de diversas comunidades da cidade.

A pedalada contou com a participação de diversos grupos organizados de ciclistas da cidade, entre os quais o Pedala Manaus, o Tambike, o Guaribike e União Bike.

A  secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, deu as boas vindas aos participantes e ressaltou a importância do incentivo à prática do uso da bicicleta como forma de contribuir para a redução do consumo de combustível fóssil, contribuindo assim para o meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida.

A enfermeira Katiane Fernandes, do Guaribike, considerou positiva a ideia de aliar as duas atividades – pedalar e plantar – para chamar a atenção para a necessidade de arborização. “Precisamos de ciclofaixas e de sombra para pedalarmos com mais conforto”, completou.

O engenheiro civil Roger Pacheco, 46, integrante do Pedala Manaus, afirmou que terá o cuidado de acompanhar o crescimento da muda de seringueira que plantou.

O passeio contou com o apoio de batedores do Manaustrans e uma viatura do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

O Projeto Nosso Espaço Verde acontece uma vez por mês e tem como finalidade desenvolver jogos ambientais, oficinas didáticas, apresentações teatrais, trilhas interpretativas e exposições. Neste sábado, o grupo de teatro Metamorfose se apresentou no anfiteatro do Parque Muncipal do Mindu, fazendo a alegria dos alunos das escolas municipais Professora Raimunda Eneida Silva e Rita de Cássia da Silva, ambas do bairro Novo Israel. Esta edição teve a participação também de associações comunitárias da Praça 14 e dos integrantes do Centro de Convivência do Idoso do bairro Armando Mendes.

O Projeto Nosso Espaço Verde conta com o apoio das secretarias municipais de Saúde (Semsa), Educação (Semed), Manaustrans, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Manaus Ambiental.