Pedestres se arriscam e abandonam passarela da Djalma Batista
Pedestres voltaram a se arriscar em meio aos carros e o trânsito intenso da avenida para atravessar no espaço aberto 01/12/2012 às 08:43
Um das telas do gradil com cem metros instalado para obrigar pedestres a atravessarem na passarela, na avenida Djalma Batista, Zona Centro-Sul, foi arrancada há 11 dias em um acidente de trânsito. Desde o acidente, pedestres voltaram a se arriscar em meio aos carros e o trânsito intenso da avenida para atravessar no espaço aberto
Segundo o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), o condutor foi identificado e terá que arcar com os custos da recolocação da grade. Ele se comprometeu a reparar os danos.
A tela foi deixada sobre o canteiro central da avenida encostado na estrutura que não foi danificada. Com o espaço aberto, pedestres que poderiam atravessar em segurança sobre uma das duas passarelas que existem no local preferem passar de um lado a outro da via, se desviando de carros e desafiando o perigo. Não é preciso observar durante muito tempo para ver a quantidade elevada de pessoas que preferem atravessar pelo espaço recém aberto. Apenas durante 5 minutos, dez pessoas, entre homens e mulheres com crianças no colo passaram pelo local.
Risco de acidente é minimizado
Os pedestres afirmam que as passarelas ficam longe e por isso é mais fácil correr o risco de atropelamento que andar alguns metros a mais até o local de travessia segura. As pessoas reclamam da dificuldade para de acesso ao outro lado da via por meio da distância entre as passarelas. Antes da instalação das grades, os motoristas precisavam reduzir a velocidade para não atingir os pedestres que ficavam sobre o canteiro central da avenida, o que causava retenção. Segundo o motorista André Rocha, 32, após a colocação do gradil a fluidez do trânsito melhorou apesar de ainda ser intenso no local.
O gradil foi instalado pela direção do Amazonas Shopping por recomendação do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). O intuito era conduzir os pedestres a usarem a passarela construída na frente do centro de compras garantindo a segurança da travessia.
Na avenida Darcy Vargas, primeira via a receber a gradil em setembro do ano passado, os pedestres continuam atravessando em meio aos carros. Os pedestres evitam a passarela e se arriscam para atravessar a via entre num espaço entre tabajaras que existem ao lado da grade.
+ Manaus
-
Mulher é flagrada com fones de ouvido e cabos escond...
-
Marina lança Luiz Castro ao Senado e Júnior Brasil p...
-
O povo precisa fazer a operação “Lava Voto”, diz Mar...
-
Justiça nega pedido de revogação da prisão de Gustav...
-
Detran-AM sai de prédio condenado e vai para novo en...
-
Escola OELA abre processo seletivo com 14 vagas para...
-
Prefeitura executa ações de prevenção em áreas ating...
-
Familiares denunciam agressões físicas a presos dura...
-
Mais de 400 aparelhos eletrônicos são apreendidos du...
Veja também
- Três retornos da av. Coronel Teixeira são fechados
- Acidente de trânsito deixa dois feridos e provoca engarrafamento
- Prefeitura passa a emitir certidão negativa de multas de trânsito
- Autaz Mirim foi a avenida com mais mortes no trânsito em 2017
- Em 20 minutos, bombeiros registram dois incêndios em carros
- Veja lista das alterações no trânsito durante Carnaval no Sambódromo
- Em abril faz três anos que ruas não são monitoradas por radares
- Número de veículos nas ruas aumenta 30% com volta às aulas