Publicidade
Manaus
Cotidiano, Economia, Turismo, Comércio, Interior, Presidente Figueiredo

Perfil de turista que visita Manaus é tema de pesquisa

Trabalho foi realizado em fevereiro deste ano, pelo IFPEAM, ligado à Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio/AM) 17/04/2012 às 14:27
Show 1
Atrativos culturais de Manaus influenciam na vinda de turistas, para a capital amazonense
acritica.com Manaus

Com o objetivo de traçar o perfil do turista que visita Manaus, e ao mesmo tempo, conhecer suas opiniões sobre os serviços prestados por profissionais e estabelecimentos ligados ao setor, a Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio/AM) por meio do Instituto de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM), realizou no último mês de janeiro, uma pesquisa com aplicação em fevereiro, para analisar o Comportamento do Turismo na Região Metropolitana de Manaus.

Na pesquisa foi constatado que a cidade mais visitada do Estado do Amazonas depois de Manaus é Presidente Figueiredo – localizada a 107 quilômetros de Manaus.

Os principais motivos relatados pelos turistas estrangeiros para visitar Manaus foram os atrativos naturais e culturais, com destaque para a fauna e flora (59,9%), seguidos dos rios e cachoeiras (33,0%).

Em relação ao turista nacional, os itens mais freqüentes também foram fauna e flora, com 14,6%.

Agências de viagens foram os meios mais citados pelos turistas estrangeiros que os induziram a visitar Manaus, com 44,1% dos entrevistados. Já o motivo mais freqüente apontado pelo turista nacional foi por meio de amigos e parentes com 38,0%.

Na análise do grau de satisfação do turista nacional que visita Manaus, é possível observar que os cinco itens com maior nível de satisfação foram a gastronomia (94,5%), os atrativos culturais (93,9%), naturais (93,8%), hospitalidade manauara (92,4%) e aeroporto (92,3%).

Em relação ao turista estrangeiro se destacaram os atrativos culturais (94,0%), naturais (93,5%), hospitalidade manaura (88,5%), hospedagem (88,3%) e guias e monitores com 87,4%.

Por outro lado, transporte público (36,3%), segurança (34,6%), limpeza pública (33,4%), asfaltamento (27,9%) e telecomunicacões (26,9%) foram os serviços que geraram a maior insatisfação por parte dos turistas estrangeiros.

Em relação ao turista nacional, o destaque negativo ficou por conta do transporte público (34,9%), limpeza pública (32,5%), asfaltamento (30,6%), segurança pública (27,4%) e telecomunicações (21,2%).

De maneira geral a avaliação de Manaus foi satisfatória tanto na opinião do turista nacional, quanto do turista estrangeiro, com respectivamente 91,7% e 90,9%.

Na análise da expectativa de retorno a Manaus, a maioria (67,7%) dos turistas nacionais respondeu que certamente voltarão à cidade, enquanto que a maioria dos turistas estrangeiros respondeu que provavelmente retornarão a cidade.