Publicidade
Manaus
Manaus

Pesquisa aponta queda nas vendas no mês de agosto em Manaus

O saldo positivo foi para a empregabilidade, que apresentou valor médio de 0,67%, pelo impulso do comércio de bens duráveis 30/10/2012 às 15:06
Show 1
Comércio deve alavancar as vendas com a aproximação das festa de fim de ano
acritica.com Manaus (AM)

As vendas brutas do comércio varejista de Manaus apresentaram ligeira variação negativa em agosto, em comparação com julho de 2012. O índice ficou em 0,15%, decorrente da queda de 6,32% no índice de bens duráveis. No entanto, na comparação com agosto de 2011, o índice geral teve resultado positivo em 8,61%, com destaque para o comércio de bens duráveis, que apresentou aumento de 21,23%.

Já o índice de emprego do comércio varejista da capital apresentou crescimento, com valor médio de 0,67%, no mês de agosto deste ano em relação ao mês de julho. O resultado, em partes, se deve ao comércio de bens duráveis, que aumentou 1,11%.

Na comparação com agosto do ano passado, o índice geral de emprego também apresentou variação positiva, com aumento de 0,37%, em parte, por conta do comércio automotivo que aumentou 3,14%. Na série histórica é possível observar recuperação no comércio de bens semiduráveis e duráveis na análise dos últimos três meses.

Aquisição
Sobre a modalidade de pagamento adotada no comércio, a pesquisa apontou que 55,0% das compras no comércio varejista de Manaus foram realizadas com pagamento a vista, 27,2% por meio de cartão de crédito e 17,8% por outras formas de pagamento (convênio, cheque pré-datado, vendas a prestação e empenho). Na análise em relação aos grupos de atividade, com exceção do comércio automotivo, em todos os outros prevalece o pagamento a vista.

IPI
Na análise geral, a pesquisa observou variação positiva em quase todos os índices, com destaque para o estoque do comércio automotivo, que devido à aproximação do fim da redução do IPI, aumentou seus estoques. Outro destaque é o índice de emprego, que continua em alta, impulsionado pela aproximação das festas de fim de ano.

Dados
As informações constam na Pesquisa de Sondagem Conjuntural do Comércio Varejista de Manaus, realizado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresarias (IFPEAM) no último mês de agosto.