Publicidade
Manaus
Cotidiano, economia, Petróleo, gás natural, Caderno Especial,Petrobras, HRT, Carauari, Tefé, Coari, Urucu

Petróleo e Gás Natural no Amazonas são temas de Caderno Especial, de A Crítica

Publicação fará um raio-x sobre a indústria dos dois podutos nos municípios de Carauari, Tefé e Coari, onde se encontram áreas exploratórias    17/03/2012 às 19:04
Show 1
Matérias vão abordar cidades como Coari e sua produção de petróleo e gás
Jornal A Crítica Manaus

O jornal A CRÍTICA publica neste domingo (18), um caderno especial sobre a indústria do gás e do petróleo no Amazonas. A edição terá 16 páginas e é resultado de mais de dois meses e meio de trabalho entre a preparação, apuração e edição das reportagens que irão mostrar a realidade de um mercado aquecido, mas que também irá retratar os impactos causados pela atividade petrolífera.

As reportagens do caderno especial foram feitas entre os dias 6 e 18 de fevereiro em três municípios: Carauari, Tefé e Coari.

Nas duas primeiras cidades estão concentrados os maiores investimentos em novas áreas exploratórias. Em Coari é onde se concentra a maior produção de petróleo e gás natural da Amazônia.

Em Carauari, o caderno vai mostrar como vive a população de um município traumatizado pelo caos social causado pela Petrobras na década de 80, quando a empresa deixou a cidade para se dedicar aos campos em Urucu.

As reportagens também irão mostrar que, em meio às más lembranças, a população ainda tem esperança de que o petróleo finalmente jorre no município.

Em Tefé, o caderno trará reportagens sobre o município que é a principal aposta das duas maiores petrolíferas em atuação na Amazônia (Petrobras e HRT O&G). Em Tefé, novos poços foram descobertos e anunciados recentemente, movimentando o comércio e a sociedade local.

Riqueza e melhoria
Em Coari, o material vai mostrar como 25 anos de exploração comercial do petróleo e do gás natural não foram suficientes para reverter toda essa riqueza em melhoria na qualidade de vida da sua população.

As reportagens mostram que apesar de o município receber milhares de reais em royalties todos os anos, Coari ainda sofre com a pobreza, analfabetismo e desigualdades sociais.

Para a editora do caderno, Steffanie Schmidt, trata-se de um convite a uma leitura mais profunda sobre a exploração de gás e petróleo na Amazônia.

“O material foi produzido de uma forma que as pessoas que não gostam de economia terão interesse em se informar mais sobre o assunto. E quem já gosta de economia e é acostumado aos movimentos do mercado, vai ficar surpreso com as histórias incríveis que estão por trás dessa indústria”, disse ela.

O caderno especial sobre gás e petróleo será encartado gratuitamente na edição da próxima segunda-feira no jornal A CRÍTICA. As reportagens também poderão ser acessadas no portal acritica.com, com conteúdo multimídia.