Publicidade
Manaus
Manaus

Placas com itinerários de ônibus são escondidas por anúncios em Manaus

Em muitos pontos de ônibus nem sequer há informações sobre as linhas dos coletivos 20/03/2012 às 08:01
Show 1
Placa indicativa de linhas e itinerários de ônibus fica coberta por material publicitário e cartazes de pessoas desaparecidas
jornal a crítica Manaus

Usuários que transitam por Manaus e precisam de informações sobre itinerários das linhas de ônibus reclamam que o mobiliário urbano está sendo usado como material de suporte para anúncios de eventos, shows, pessoas desaparecidas, serviços de cartomantes e publicidades variadas de particulares. Em muitos pontos de ônibus nem sequer há informações sobre as linhas dos coletivos.

A dona de casa Raimunda da Costa, 57, estava nesta segunda-feira (19), no terminal da Igreja da Matriz, Centro, e não sabia como chegar à Zona Sul.

“Eu trouxe um aparelho eletrônico para ser consertado em uma assistência técnica que está na Praça 14. Disseram que eu devo pegar a linha 110. Eu acho que ela para aqui”, disse ela. A placa que indica o número das linhas de ônibus estava coberta de papeis de propaganda.

Vendedores ambulantes do Centro contaram que eles se tornaram “funcionários da informação sobre ônibus”.

“O que acontece é que os motoristas não gostam de informar a rota do ônibus, as placas estão cheias de papeis colados e as pessoas, às vezes, dão informações erradas. Então, o usuário acaba perguntando ao camelô ou bombonzeiro”, contou a vendedora Eliana Bezerra, 36.

O casal de turistas franceses, Antony Martin e Anne Marli, esperavam um ônibus que os levaria ao Bosque da Ciência, Zona Sul.

“Um homem falou no hotel, que podíamos pegar três linhas de ônibus e estamos esperando aqui”, disse Martin.

Ainda segundo ele, o casal preferiu utilizar a linha de ônibus porque queriam ver outros pontos da cidade e ter uma ideia de como são as pessoas em Manaus.

Já estudantes e funcionários de um shopping localizado na avenida Umberto Calderaro Filho, reivindicaram cartazes ou adesivos que informem as rotas da linhas. “Antes havia alguma informação. Agora, não há nada”, disse a estudante Gisele Santos, 29.

Promessa
A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) informou que fará reformas nos terminais e paradas de ônibus e está previsto melhorias na comunicação com os usuários do sistema. Não há, contudo, previsão de quando isso acontecerá .