Publicidade
Manaus
Manaus

Placas instaladas em Manaus para o Mundial são removidas e não tem data para serem realocadas

As sinalizações indicavam aos visitantes pontos turísticos, logradouros públicos e locais onde havia movimentação relacionada à Copa 15/07/2014 às 08:49
Show 1
Placas foram instaladas para guiar os visitantes na época do Mundial
Jornal A Crítica Manaus (AM)

As 200 placas de sinalização instaladas pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) para a Copa do Mundo estão sendo retiradas pelo órgão, após o fim do Mundial, por terem a logo da Fifa. As sinalizações indicavam aos visitantes pontos turísticos, logradouros públicos e locais onde havia movimentação relacionada à Copa.

Inicialmente, as placas foram instaladas nas avenidas Constantino Nery, Pedro Teixeira e Torquato Tapajós. A sinalização indicava pontos como a Arena da Amazônia, a Fan Fest na Ponta Negra, os Centros de Treinamentos Oficiais (COTs) Carlos Zamith, no bairro Coroado, e Ismael Benigno (a Colina), no bairro Santo Antonio, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, a rodoviária, o centro histórico, o setor hoteleiro e a rodovia BR-174, que liga Manaus a Boa Vista em Roraima.

Para a população, a retirada das placas significa mais um gasto público que todos irão arcar. O auxiliar de escritório Alberto Júnior Lima, 28, diz que as pessoas se acostumaram com as placas e retirá-las somente porque a Copa acabou é desnecessário. “Para tudo isso tem um custo, seja para colocar ou retirar e é algo tão superficial diante de todos os problemas que a cidade tem que não tem necessidade disso”, disse o auxiliar de escritório.

Segundo o comerciante Aurélio Parintins, 54, as placas deveriam continuar no lugar, pois muitos turistas irão continuar visitando Manaus e elas servem como indicação para os pontos turísticos da cidade. “A Arena da Amazônia se tornou um ponto turístico e essas placas servem como indicação para o turista, porque a maioria das pessoas não sabe ensinar como chegar”, acrescentou o comerciante.

Conforme o Manaustrans, o órgão utilizou placas preexistentes para implantar a sinalização da Fifa, que custaram cerca de R$ 24 mil para a instalação. As  placas foram retiradas para que o adesivo com a logomarca da Fifa seja removido. Todas as placas eram do patrimônio do Instituto e a maioria estava em estoque desde a última compra, em 2012.

Depois de retiradas, até o final da semana, as placas serão reposicionadas com informações de destino que estão sendo elaboradas pelo órgão. O Manaustrans não informou quando as placas devem ser recolocadas.