Publicidade
Manaus
Cotidiano, Meio ambiente, Arborização, Árvore, Dia da Árvore, Semmas, Pedala Manaus, Dia Mundial Sem Carro

Plantação de 1,8 mil mudas e passeio ciclístico marcam os Dias da Árvore e Mundial sem Carro, em Manaus

Ações foram realizadas pels Semmas, ao longo deste sábado, para conscientizar a população sobre a importância da conservação do meio ambiente  23/09/2012 às 16:45
Show 1
Um total de 1,8 mil mudas foram plantadas ao longo da avenida Grande Circular 2, na Zona Leste de Manaus
acritica.com Manaus

O plantio de 1,8 mil mudas de árvores nativas da Amazônia foi realizado neste sábado (22) ao longo de dez quilômetros do complexo viário conhecido como Avenida Grande Circular 2, nas zonas Norte e Leste de Manaus, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

A ação fez parte da programação comemorativa ao Dia da Árvore (21) e contou com a participação de empresas, escolas e instituições parceiras, reunindo aproximadamente 500 pessoas, que foram distribuídas em equipes para que pudessem plantar em toda a extensão da via.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, abriu o evento no Jardim Botânico de Manaus, ressaltando os benefícios proporcionados pela arborização urbana e pedindo o envolvimento da população no processo de melhoria da qualidade de vida na cidade.

Para ele, a questão da mobilidade urbana, entre tantas outras, passa pela necessidade de corredores viários arborizados. O secretário lembrou que a gestão atual centrou esforços no sentido de dotar as vias de arborização exatamente para criar corredores de vento a partir da presença das árvores.

“É fundamental que as pessoas ajudem o poder público a cuidar das mudas que são plantadas nas ruas e passeios públicos e não achem que a obrigação é apenas do outro”, afirmou, lembrando que as árvores podem reduzir em até 7 graus a temperatura dos locais onde estejam e se cada morador plantasse ao menos uma teríamos 2 milhões de árvores por ano.

Marcelo Dutra fez o plantio simbólico de mudas de espécies nativas na rotatória em frente ao JB de Manaus. Junto com ele, estava o diretor administrativo da Panasonic, Iuquiu Achibe, que também plantou no local.

A ação contou com a presença de alunos da Escola Municipal Alexandrina M. Bentes, do Centro de Ensino Literatus, do Centro Universitário do Norte (Uninorte), funcionários da Panasonic e servidores das secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Limpeza Pública (Semulsp).

Com o plantio deste sábado, sobe para aproximadamente 77,5 mil o número de mudas plantadas nos canteiros centrais e passeios públicos de Manaus.

Pedala
O movimento Pedala Manaus, com apoio da Semmas, realizaram durante a tarde, um passeio ciclístico, em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro. Com início previsto para as 16h30, a Pedalada contou com mais de 300 participantes.

A saída foi da segunda etapa do Parque dos Bilhares, na Constantino Nery, percorrendo em seguida as avenidas Torquato Tapajós e Max Teixeira, retornando ao parque. No total, o percurso teve 21 quilômetros de extensão. O secretário Marcelo Dutra ressaltou novamente a importância da arborização urbana e da mudança de comportamento do cidadão em relação à cidade – que é a sua casa – para que ciclovias sejam implantadas em Manaus.

“Como pedir a alguém que deixe o carro em casa e vá de bicicleta ao trabalho sob um sol de 42 graus pelo menos corredores arborizados para que ele consiga se deslocar com um mínimo de conforto térmico”, afirmou.