Publicidade
Manaus
Cotidiano,Arborização,Mudas,Semmas,TJAM,VEMAQA

Plantio de mudas vai melhorar conforto térmico no entorno do TJAM

Plantio deverá reduzir em até seis graus a temperatura no local, contribuindo para a formação de um fragmento que se integrará a outros existentes na Zona Centro-Sul de Manaus      31/10/2012 às 13:41
Show 1
Titular da Semmas, Marcelo Dutra, juntamente com o desembargador Ari Moutinho, fazem o plantio simbólico de uma muda em frente ao TJAM
acritica.com Manaus

Um total 109 mudas de espécies como pau pretinho, copaíba, seringueira, ipê amarelo e pau brasil, plantadas na manhã desta quarta-feira (31) na área do estacionamento do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), no bairro Aleixo, deverão reduzir em até seis graus a temperatura no local, contribuindo para a formação de um fragmento que se integrará a outros existentes na Zona Centro-Sul. 

A estimativa futura foi feita pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, ao fazer, juntamente com o presidente do TJAM, desembargador Ari Moutinho, e o juiz auxiliar da Presidência do TJAM, Adalberto Carim, o plantio simbólico de primeira muda de pau pretinho no local. O

 desembargador Ari Moutinho destacou a satisfação em poder participar do ato e o exemplo de comprometimento com o meio ambiente dado pelo juiz Adalberto Carim.

A atividade foi prestigiada também pelo vice-presidente do TJAM, desembargador Luiz Wilson Barroso, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Flávio Pascarelli, e a juíza auxiliar da Presidência, Nélia Caminha. 

O juiz Adalberto Carim informou que esta será a primeira de uma série de ações de arborização em prédios do Poder Judiciário. Segundo ele, outros cinco tribunais deverão seguir o exemplo com o plantio de mudas em seus espaços livres até o final do ano.

“Estamos na época apropriada para o plantio e contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade no fornecimento de mudas e orientação técnica, num trabalho de cooperação que proporcionará o desenvolvimento das espécies”, afirmou Carim. 

O secretário Marcelo Dutra lembrou que além da beleza, as árvores proporcionarão a melhoria da qualidade de vida dos servidores, com conforto térmico, limpeza do ar, permeabilidade do solo, redução de ruídos, corredores de vento, entre outros benefícios.

A ação teve por objetivo também sensibilizar os colaboradores do tribunal para a importância da arborização. No local do plantio, foi montado um ponto de distribuição de mudas frutíferas e ornamentais para os servidores.

A execução de projetos de plantio em prédios públicos faz parte das atribuições da Semmas, por meio do Departamento de Arborização e Paisagismo. O diretor de Arborização do órgão, Heitor Liberato, explica que  projetos de arborização urbana e de requalificação ambiental de prédios públicos têm como prioridade dar uma identidade regional a uma arborização que ao longo de muitos anos, recebeu espécies exóticas, não valorizando a nossa biodiversidade.

Somente este ano, a Semmas distribuiu, dentro do Programa Manaus Mais Verde, mais de 72 mil mudas, entre atendimentos a solicitações de instituições públicas e privadas, e entrega gratuita à população, nos pontos fixos de distribuição instalados nos parques Lagoa do Japiim, Parque dos Bilhares, Jardim Botânico, Parque do Mindu, Parque Nascentes do Mindu.

As mudas são disponibilizadas também nas feiras de produtores rurais do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), Cassam e 1º Batalhão da Polícia Militar e na Cidade Nova. Dentro do trabalho de requalificação ambiental de prédios públicos, já foram realizados plantios nas sedes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Policlínica Avelino Pereira, Superintendência da Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Centro de Convivência da Família do Santo Antônio, Distrito das Micro e Pequenas Empresas do Tarumã, Hospital 28 de Agosto, Ulbra, entre outros.