Publicidade
Manaus
Manaus

Polícia Militar prepara Zona Leste para o “Ronda no Bairro”, em Manaus

Nesta sexta-feira (1/6), a Polícia Militar deu início à Operação Pororoca com reforço nas ações de segurança nos bairros Jorge Teixeira, João Paulo e Tancredo Neves, com participação de um efetivo de 200 policiais 01/06/2012 às 16:10
Show 1
Viaturas do Ronda no Bairro em Manaus
acritica.com Manaus (AM)

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) está reforçando as operações especiais de policiamento ostensivo na Zona Leste de Manaus dentro do planejamento para a implantação do programa Ronda no Bairro. Nesta sexta-feira (1/6), a Polícia Militar deu início à Operação Pororoca com reforço nas ações de segurança nos bairros Jorge Teixeira, João Paulo e Tancredo Neves, com participação de um efetivo de 200 policiais.

De acordo com a SSP-AM, durante os próximos dez dias, o policiamento será intensificado nas avenidas, ruas e vielas dos bairros com patrulhamento reforçado a pé, com cães, viaturas de duas e quatro rodas, além do patrulhamento aéreo com helicóptero, principalmente à noite. Barreiras e redutores de velocidade serão montados em áreas estratégicas. O objetivo da operação é reprimir casos de violência e atuar na desarticulação de quadrilhas ligadas ao tráfico de drogas e outros crimes.

“Nós vamos sitiar essa região por um período de dez dias no qual vamos estar muito mais presentes fazendo abordagens, fechando bares e buscando informações para chegar aos criminosos”, enfatizou o comandante do Policiamento Especializado da Zona Leste, coronel Júlio Simonete.

Integração

Conforme a secretaria de segurança, o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Comando de Policiamento Especializado (CPE) e Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) trabalharão em conjunto com o objetivo de prevenir as ocorrências de furtos, roubos e diminuir atos ilícitos. Serão priorizados os horários críticos e os locais de maior vulnerabilidade e índice de criminalidade, como agências bancárias, casas lotéricas, shopping centers, centros comerciais, terminais de ônibus, áreas residenciais, vias principais e periféricas.

A Polícia Militar atuará, ainda, com palestras de prevenção às drogas, nas escolas estaduais e municipais durante a realização da operação, através do Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proed).

Zona Leste

A secretaria informa que os bairros da Zona Leste serão os próximos a receber o programa Ronda no Bairro, criado pelo governador do Omar Aziz para a reestruturação da segurança pública estadual. O programa aposta na filosofia de polícia comunitária para combater a violência e reduzir os índices de criminalidade, com reforço no policiamento.

O tenente-coronel Amadeu Soares, secretário executivo do programa, afirmou que haverá reforço nas operações de policiamento na área como forma de preparação para a chegada do Ronda no Bairro.

O secretário executivo do Ronda no Bairro destacou que, há duas semanas, as forças de segurança pública do Estado desencadearam a operação Saturação na Zona Leste dentro da etapa de preparação para a chegada do Ronda no Bairro. “Foram cumpridos 53 mandados de prisão de pessoas ligadas ao tráfico de drogas”, frisou Amadeu Soares.

Para o secretário, a Operação Pororoca também marca a chegada dos 700 novos policiais militares admitidos no concurso público que concluíram o curso de formação que passaram a atuar na zona leste da cidade. Dois novos Distritos Integrados de Polícia (Dips) serão inaugurados nas próximas semanas, atendendo os bairros do João Paulo e Mauazinho. Com o Ronda no Bairro, o número de delegacias dobrará, chegando a um total de oito Dips.