Publicidade
Manaus
Manaus

Polícia recupera artesanato furtado de índio de Benjamin Constant-AM

A mercadoria avaliada em R$22 mil foi furtada no Porto de Manaus e seria encaminhada à Galeria Amazônica 27/01/2014 às 19:07
Show 1
Polícia recupera artesanato furtado de índios de Benjamin Constant-AM
*Acritica.com Manaus (AM)

A polícia conseguiu recuperar na última sexta-feira (24) parte do artesanato indígena pertencente ao tikuna Salomão Souza da Silva, 43 anos, e estimado em R$22 mil que foi furtado no Porto de Manaus em dezembro do ano passado.

As peças artesanais foram confeccionadas na comunidade Bom Caminho, localizada no município de Benjamin Constant (a 1.116 quilômetros de Manaus). Entre os produtos recuperados estão máscaras, chocalhos, bonecos e redes de tucum.

O furto ocorreu no fim do ano passado, assim que Salomão chegou à capital amazonense em um barco de linha, vindo do alto rio Solimões.  

A recuperação de parte da mercadoria foi realizada por um grupo de policiais do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), em ação conjunta com a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind).

“A participação da Seind foi importante no sentido de fazer a intermediação entre a polícia e o indígena, o que reforça a relação de transversalidade que o órgão mantém com a Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM)”, destacou o secretário executivo de Gestão e Planejamento da Seind, José Mário Mura.

Benefícios

As peças artesanais geram benefícios diretos a cinco famílias tikuna de Bom Caminho e, apesar dos desfalques, 334 itens foram entregues e encaminhados para exposição na Galeria Amazônica, no Largo São Sebastião, no Centro de Manaus.

Com informações da assessoria