Publicidade
Manaus
Manaus

Políticas públicas para crianças fazem parte das propostas de candidatos à Prefeitura

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever da família e Estado garantir o direitos à saúde, à educação, ao esporte e ao lazer. Creches, escolas e espaços para o lazer estão entre as propostas de Artur Neto e Vanessa Grazziotin 12/10/2012 às 03:27
Show 1
Novas creches e manutenção das já existentes estão entre as propostas
Camila Pereira Manaus (AM)

O próximo prefeito, ou prefeita de Manaus terá, entre outras, a missão a de dedicar atenção especial para as crianças da cidade. Se depender das propostas de campanha, mais de 400 mil meninos e meninas devem ser beneficiados com creches, escolas e espaços para o lazer.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é dever da família e Estado garantir o direitos à saúde, à educação, ao esporte e ao lazer. Mas, há pais que acreditam que o papel do Estado não é cumprido.  “Acredito que faltam escolas de qualidades e creches confiáveis pra deixar os nossos filhos. Por muitas vezes penso em me capacitar pra oferecer um futuro melhor a eles, mas não tenho com quem deixa-los. Toda essa estrutura é tão necessária, porque só pensamos no futuro deles”, declarou a dona de casa Luiza Nascimento – mãe de dois filhos, de 4 meses e 5 anos.

Falta de inclusão e lazer

Izabel Flores é mãe de uma menina de sete anos, portadora de autismo. Segundo ela, o problema maior é a falta de inclusão nas escolas municipais. “Professores não estão aptos a receber uma criança com necessidades especiais”, afirmou.

O lazer é um ponto que as mães também atentam. “Crianças precisam de espaço pra brincar, extravar toda a energia que carregam. Precisaríamos de opções para desenvolver nossas crianças, com espaços esportivos, parques e cultura. A segurança também é um quesito decisivo pra nossa tranquilidade e dos nossos filhos”, destacou a administradora Clara Rosas, mãe do Pietro de 6 anos.

Projetos dos Candidatos

A candidata Vanessa Grazziotin (PCdoB), em seu plano de governo entregue ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), apresenta iniciativas como “Mãe Manauara”, que prevê acompanhamento médico pré-natal até a primeira infância.

Está entre suas propostas, a construção de novas creches, dentro do orçamento do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) e a melhoria na qualidade da educação.

Para o lazer, que inclui os pequenos, estimular iniciativas recreativas nos bairros, melhorando a utilização de espaços existentes para atividades voltadas ao lazer.

Já o candidato Artur Neto (PSDB) ressalta que nos setores educacional e de saúde, ‘lutará por excelência na prestação dos serviços’. Oferecerá reforço para Português e Matemática. E também ativará creches que o atual prefeito o entregará e manterá as demais, partindo para uma iniciativa público privada.