Publicidade
Manaus
Gripe suína assusta

População da cidade de Borba no Amazonas está assustada com gripe suína

O registro da primeira morte de uma pessoa por gripe suína este ano no Amazonas deixou a população da cidade assustada 10/03/2012 às 08:06
Show 1
Ilzinara morreu quarta-feira em Manaus e foi enterrada nessa sexta-feira em Borba
Milton de Oliveira Manaus

A população de Borba (município a 151 quilômetros de Manaus) estava assustada nessa sexta-feira (09) com a confirmação da primeira morte de uma pessoa no Amazonas, este ano, vítima da gripe H1N1, a gripe suína.

A família da funcionária do cartório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) daquele município, Ilzinara Monteiro Ferreira, 30, que faleceu onteontem, na Fundação Hospital Adriano Jorge, Zona Sul de Manaus, e os amigos estavam muito assustados com o caso e receberam orientações de técnicos da Fundação de Vigilância e Saúde (FVS) e Secretaria Municipal de Saúde.

Foi o terceiro caso registrado no Amazonas e a primeira morte este ano. Na manhã de ontem, o enfermeiro sanitarista da FVS, Alfredo Aguiar, foi enviado para concluir a investigação epidemiológica do caso e orientar os agentes de saúde local.

O marido, José Tavares Monteiro, 26, disse que a família e a população estão assustadas com o que aconteceu. “Parecia uma simples gripe, que começou na sexta-feira depois do Carnaval. Ela pegou alguns chuviscos e no domingo, 26, ela voltou cansada da igreja, sentindo-se mal”, contou ele. Ele disse também que a saúde no município é precária e que a secretária de saúde pediu calma nessa sexta-feira (09) pela rádio local.