Publicidade
Manaus
Manaus

Popularização da ciência é pauta do 1º Fórum de Educação, Divulgação e Difusão em Ciências do Estado

Evento que vai até este sábado (06) pretende discutir métodos eficazes de tornar a produção científica mais próxima da sociedade 06/10/2012 às 10:58
Show 1
Segundo Tatiana Lima, rede de difusão da ciência nasceu a partir da união de educadores de jornalistas
a crítica Manaus, AM

Sete instituições ligadas à pesquisa, ciência e tecnologia realizam, até este sábado (06), o 1º Fórum de Educação, Divulgação e Difusão em Ciências do Estado. O evento que começou nessa sexta-feira (05) é promovido pela Rede Amazonense de Educação, Divulgação e Difusão da Ciência (Raddici), no auditório da Ciência do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).

De acordo com a coordenadora do fórum, Tatiana Lima, o intuito é fortalecer a rede de instituições científicas para discutir as melhores formas de divulgar a ciência e a tecnologia no Estado. Ela explica que a principal estratégia para alcançar o resultado mais adequado para a divulgação de informações científicas é contar com educadores e jornalistas em um mesmo grupo.

A busca pela melhor maneira de divulgação, segundo Tatiana, é necessária para tornar os estudos realizados compreensíveis para o público em geral.

Ela ressalta que a Raddici foi criada justamente com profissionais da educação e jornalismo para facilitar a troca de informações entre as instituições, além da divulgação de pesquisas e a socialização produção científica.

A rede é formada pelo Inpa, além do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Casa da Física, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) e as universidades Federal e Estadual do Amazonas, UFAM e UEA, respectivamente.

Durante o evento, serão realizados palestras, oficinas e minicursos com doutores, pesquisadores e jornalistas especializados em jornalismo científico.