Publicidade
Manaus
PROVAS

Portões do 2º dia do Enem abrem 10h e fecham 11h no horário de Manaus

Candidatos vão fazer questões de matemática e ciências da natureza. Mais de 165 mil estão inscritos no Amazonas 12/11/2017 às 10:02 - Atualizado em 12/11/2017 às 10:29
Show enem
Mais de 165 mil pessoas estão inscritas no estado do Amazonas (Foto: Arquivo/AC)
acritica.com Manaus (AM)

Neste domingo (12) é o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos vão fazer questões de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia). Em Manaus, os portões fecham às 11h. Mais de 165 mil inscritos realizam provas no Amazonas.

Este é o primeiro ano em que o Enem é realizado em dois domingos consecutivos. Até o ano passado, as provas eram realizadas em um único fim de semana, sábado e domingo. A primeira prova, de redação, linguagens e ciências humanas, foi realizada no último domingo (5).

Professores das disciplinas que serão cobradas hoje apostam que a prova deve seguir a tendência dos últimos três anos, de ser um exame com mais cobrança de conteúdo e menos interpretativo.

Importante

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. Com o horário de verão e diferenças de fusos horários, os estudantes precisam ficar atentos, pois vários estados estão com a hora local diferente da capital federal. Em Manaus, por exemplo, as os portões se fecham às 11h. A aplicação do exame começa 30 minutos após o fechamento dos portões.

Para fazer a prova é fundamental apresentar documento de identidade original com foto e usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

É proibido o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o fim das provas.

O aluno poderá deixar o local após duas horas do início da prova. Só é possível sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos antes do fim das provas. Caso descumpra qualquer uma dessas regras, o candidato será eliminado.

No primeiro dia de prova, 30,2% dos candidatos inscritos não compareceram e 273 pessoas foram eliminadas.

Inscritos no Amazonas

Um total de 165.077 mil candidatos se inscreveram em todo o Estado, número 14,9% menor que o ano passado, quando 194 mil participantes realizaram o exame - a queda é consequência do Enem ter deixado de certificar o Ensino Médio, tarefa que voltou ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O exame foi aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 56 municípios. As cidades de Amaturá, Atalaia do Norte, Guajará, Itapiranga, Juruá e São Sebastião do Uatumã ficaram de fora do circuito de avaliações. Neste ano o tema da redação foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.

Publicidade
Publicidade