Publicidade
Manaus
SAÚDE PÚBLICA

Millennium Shopping recebe neste sábado (14) posto de vacinação contra sarampo

O público alvo são crianças a partir de 6 meses e adultos não vacinados com idade até 49 anos; confira quais documentos são necessários 11/04/2018 às 17:01
Show vacina
Foto: Reprodução/Internet
acritica.com Manaus (AM)

O Millennium Shopping (na Zona Centro-Sul de Manaus) recebe neste sábado (14), das 14h às 20h, um posto de vacinação contra o sarampo. A iniciativa acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e tem como objetivo contribuir para a campanha de imunização da população. Apenas na capital amazonense já foram notificados 183 casos suspeitos da doença. Do total, seis casos foram confirmados, um foi descartado e 176 permanecem em investigação.

“Esperamos que a campanha no shopping facilite especialmente o acesso à população que resida em seu entorno. Temos ponto de ônibus quase na porta do centro de compras, estacionamento, praça de alimentação para os clientes fazerem um lanche caso a fila esteja grande, segurança, ambiente climatizado, entre outras vantagens para ninguém deixar de se imunizar”, destacou a coordenadora de marketing do centro de compras, Elizandra Xavier.

Localizado em frente à loja Help!, próximo à entrada da avenida Djalma Batista, o posto irá imunizar o público alvo da campanha: crianças a partir de 6 meses e adultos não vacinados com idade até 49 anos. A vacinação é indicada inclusive para quem já teve sarampo. É essencial estar munido do RG e da carteira de vacinação.

A vacina estimula o sistema imune do indivíduo induzindo a formação de anticorpos contra o vírus do sarampo e assim, se a pessoa for exposta ao vírus, não será contaminada, ficando totalmente protegida. A vacinação é válida para toda a vida.

Sarampo e sintomas

O sarampo é uma doença viral, altamente contagiosa e grave. Sua transmissão acontece pelo ar e através de gotículas respiratórias produzidas ao tossir, falar, espirrar ou pela saliva (beijos ou bebidas compartilhadas).

Os sintomas do sarampo aparecem apenas de 10 a 14 dias após a exposição. Eles incluem tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas. Caso apresente alguma dessas ocorrências, a pessoa deve procurar uma unidade básica de saúde ou serviço de pronto atendimento.

Publicidade
Publicidade