Publicidade
Manaus
OPERAÇÃO

Postos de combustíveis em Manaus são alvo de fiscalização do Ipem contra fraudes

Feita em parceria com Ipem de São Paulo, a operação fiscaliza bombas e procura identificar possíveis fraudes em placas eletrônicas dos postos 18/12/2017 às 12:16
Show 40584812 1a91 4c29 8c76 597e35bb9ed5
Foto: Winnetou Almeida
Álik Menezes Manaus (AM)

Postos de combustíveis da capital amazonense estão passando por uma fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) na manhã desta segunda-feira (18). A operação “Fraude Eletrônica”, em parceria com Ipem de São Paulo, fiscaliza bombas de combustíveis e procura identificar possíveis fraudes em placas eletrônicas dos postos.

Durante a ação, os fiscais inspecionam os equipamentos usados nos postos como bombas e as medidas de volume de 20 litros. Segundo o diretor-presidente do Ipem-AM, Márcio André Brito, entre 15 e 20 postos da capital devem ser fiscalizados. A operação continua nesta terça-feira (19).

Conforme Brito, o Amazonas é o primeiro estado na região Norte a receber esse tipo de fiscalização. Na prática, a fraude, que já foi flagrada em Estados como Rio de Janeiro e São Paulo, acontece quando um dispositivo é acionado e a quantidade de gasolina que entra no tanque do cliente é reduzida. Geralmente um chip é instalado na bomba e pode ser acionado de qualquer outro local.

A ação conta com apoio do Ipem de São Paulo. Os técnicos também estão dando treinamento aos servidores do Amazonas para que esse tipo de fiscalização seja rotina no Estado.