Publicidade
Manaus
Manaus

Praça do Congresso é reinaugurada com chegada do Papai Noel e iluminação de árvore de Natal

O local foi projetado no período áureo da borracha e documentos datam sua inauguração em 1908, com o nome oficial de Antônio Bittencourt. Para o governador Omar Aziz, que compareceu ao evento acompanhado da família, trata-se de um momento importante para a população 02/12/2012 às 21:25
Show 1
Milhares de Pessoas compareceram ao evento que foi marcado pela iluminação da árvore de Natal na Praça do Congresso
Ana Carolina Barbosa Manaus

Cerca de oito mil pessoas compareceram, neste domingo (02/12), à reinauguração da Praça Antônio Bittencour (avenida Eduardo Ribeiro com rua Ramos Ferreira, Centro), popularmente conhecida como Praça do Congresso, a qual foi marcada pela chegada do Papai Noel e a iluminação da árvore de Natal de 28 metros de altura montada no local pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC).

O local foi projetado no período áureo da borracha e documentos datam sua inauguração em 1908, com o nome oficial de Antônio Bittencourt. Para o governador Omar Aziz, que compareceu ao evento acompanhado da família, trata-se de um momento importante para a população.


“A Secretaria de Cultura e o Governo do Estado estão promovendo a festa de Natal e, este ano, vamos inaugurar essa praça, que a gente espera, sirva ao público. Mas não para por aqui: já iniciamos a restauração do Ideal (Club) e do Palácio da Justiça”, destacou.


Omar aproveitou a ocasião para ressaltar que o Estado irá restaurar calçadas e casas da Rua 24 de Maio, no Centro, ação que está inserida no Projeto Cartão Postal. “Esperamos com isso contribuir com a revitalização do Centro da cidade e resgatar o passado para que os nossos jovens conheçam um pouco mais da história da cidade”, disse o governador.

A reforma da Praça do Congresso durou oito meses. A obra exigiu recursos na ordem de R$ 2,5 milhões. A chegada do Papai Noel, que tradicionalmente acontece no Largo São Sebastião, foi transferido para o local este ano e aconteceu com cerca de uma hora de atraso.

Pouco antes, ajudantes do bom velhinho desceram do Edifício Palácio do Comércio (avenida Eduardo Ribeiro), que possui 76 metros, sustentados por cordas. O edifício também recebeu iluminação especial, assim como o Instituto de Educação do Amazonas (IEA), localizado ao lado da praça. Já o Papai Noel veio de helicóptero e saiu de dentro da árvore de Natal, seguindo até o governador e, em seguida, à população.

A Casa do papai Noel, por sua vez, está instalada no Largo São Sebastião e estará aberta para visitação durante todo o período que antecede o Natal. No dia 25 de dezembro, o governo do Estado promoverá no local o espetáculo ‘Glorioso!’, que terá a participação de produtores do parque Walt Disney, em Orlando (Estados Unidos). Alguns deles estiveram presentes neste domingo na Praça do Congresso.

Protesto

A reinauguração da Praça do Congresso ocorreu com a apresentação de cantores regionais, que precederam a chegada do Papai Noel. Ao chegar ao local o governador foi recebido por um pequeno grupo de professores e bibliotecários que protestavam pela abertura da Biblioteca Pública de Manaus, fechada desde 2007 para reforma. Sobre o assunto, Omar afirmou que a obra será concluída em dezembro e será entregue à população em janeiro de 2013.

Praça e programação

Durante o trabalho de restauração, a equipe foi localizada uma antiga tubulação de gás, dos anos 1.800, época em que a cidade era iluminada à gás. Segundo a diretora de patrimônio histórico e cultural da SEC, Regina Lobato, o achado ficará exposto com vidro temperado cobrindo as bocas dos equipamentos, para que a população veja como era feita a iluminação à época, já que a luz elétrica só chegou à cidade em 1896.


O presépio francês quase em tamanho natural, que antes ficava armado no Largo de São Sebastião, também está montado na Praça do Congresso. Ele tem 112 anos e recebeu reparos. A antiguidade pertence à igreja de São Sebastião. Durante o período natalino, todo dia haverá animação cultural, som ambiente, funcionamento de bancas de tacacá, de revista, cabine telefônica, sebo, e sorveteria na praça, além da circulação de artistas circenses pelo espaço.

Restauração

 Dividida em quatro sessões, a área teve recuperadas as vias em pedra de arenito rosa, os famosos jacarés, que cortam o lugar, não tendo mais acesso a carros, apenas a pedestres. Com a reforma, a praça ganhou piso tátil para deficientes visuais e acessos com rampas em diversos pontos, incluindo para as bancas instaladas.


“Restaurar praças ou revitalizar ruas do Centro de Manaus representam mais do que uma simples obra de urbanização, significa o resgate da nossa história. Nossas crianças poderão futuramente estudar a nossa história em uma visitação ao Centro Histórico de Manaus, que muito nos revela sobre o nosso passado”, afirma o governador Omar Aziz. 


O monumento erguido em homenagem à Nossa Senhora da Conceição na Praça do Congresso, em 1942, passou por restauro desde a base em pó de pedra, que foi refeito, até pedaços de mármore da santa. Foi reinstalado no espaço o mastro para a bandeira nacional. Fora a imagem de Nossa Senhora, a reabilitação da área incluiu a substituição do busto em homenagem ao ex-governador Eduardo Ribeiro. 

Com informações da assessoria.