Publicidade
Manaus
Manaus

PRE do Amazonas leva projeto de incentivo ao alistamento eleitoral a 800 estudantes

Procuradores da República palestraram em escolas das redes pública e privada de Manaus entre abril e maio deste ano 04/05/2012 às 15:30
Show 1
Procurador da República Thales Cardoso em palestra na Escola Estadual Sólon de Lucena
acritica.com Manaus

Cerca de 800 estudantes com idade entre 16 e 17 anos participaram de palestras promovidas por meio do projeto de incentivo ao alistamento Eleitoral da Procuradoria Regional Eleitoral no Amazonas (PRE/AM). Quatro escolas públicas estaduais, um instituto federal e duas unidades de uma escola particular, todos situados em Manaus, abriram suas portas para que os procuradores da República conversassem com os estudantes sobre a importância do voto.

As palestras foram realizadas nas escolas estaduais Vasco Vasques, Sólon de Lucena, Nossa Senhora de Aparecida, no Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) e nas duas unidades do colégio Lato Sensu. O projeto de incentivo ao alistamento eleitoral de jovens da PRE/AM foi lançado em 2010 e está em sua segunda edição.

Durante as visitas às escolas, os procuradores da República Alexandre Senra, Edmilson Barreiros Júnior, Eloi Faccioni, Isac Barcelos, Silvio Pettengill e Thales Cardoso esclareceram as principais dúvidas dos adolescentes em relação ao processo eleitoral e ressaltaram a importância da participação do jovem eleitor no processo de escolha dos representantes políticos, já que a maioria dos estudantes afirmaram que ainda não haviam se alistado até o momento da palestra.

Perguntas como o porquê da obrigatoriedade do voto, quais as penalidades aplicadas a quem deixa de votar e como fazer para escolher melhor em qual candidato votar foram as mais frequentes durante as palestras. Para os professores que acompanharam as visitas, iniciativas semelhantes sempre serão bem-vindas por auxiliarem no trabalho de educação cidadã dos estudantes.

Além dos dados necessários ao alistamento eleitoral, os procuradores da República levaram aos estudantes informações sobre a atuação e funcionamento do Ministério Público Eleitoral, o combate aos crimes eleitorais e à corrupção e os canais para denúncia de irregularidades observadas pelos cidadãos.

Prazo para alistamento

O voto é facultativo, mas já é um direito para os adolescentes que completarão 16 anos até o dia 7 de outubro, primeiro turno das eleições, tornando-se obrigatório somente aos 18 anos.

Para votar ainda este ano, o futuro eleitor precisa procurar a Justiça Eleitoral até o dia 9 de maio, levando documento de identidade e comprovante de residência. Desde 2009, é possível realizar um pré-atendimento pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br) para adiantar o processo de cadastro. Ao finalizar o pré-atendimento, o interessado receberá a indicação do local ao qual deve comparecer para concluir o alistamento e retirar o título de eleitor.