Publicidade
Manaus
Manaus

Prefeito assina convênio para construir 116 creches e 70 quadras poliesportivas em Manaus

As creches  fazem parte da promessa de campanha  eleitoral do prefeito, em 2009, quando prometeu construir  mil estabelecimentos escolar para crianças de 0 a 6 anos, a fim de acabar com o  problema enfrentado pelas mães carentes que trabalham e não têm onde deixar seus filhos 14/05/2012 às 13:02
Show 1
Na foto, manifestantes protestam em frente à Prefeitura de Manaus pela construção de creches na cidade
JOELMA MUNIZ Manaus

O convenio para liberação de verba visando à construção de 116 creches, e 70 quadras poliesportivas em Manaus, será assinado nesta segunda-feira (14), pelo prefeito Amazonino Mendes, que em Brasília firma o acordo com o Governo Federal.

A verba faz parte do programa ProInfância pertencente a União, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) II. Que tem por objetivo dar suporte financeiro aos municípios e Distrito Federal para a construção reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e escolas públicas de educação infantil em especial nas capitais e regiões metropolitanas, onde há o maior índice de população infantil nesta faixa etária.

De acordo com o secretário municipal de Assuntos Federativos Sérgio Renner, os 116 projetos das creches já possuem aprovação do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), cujo processo foi concluído em fevereiro deste ano.

Entretanto cabe a presidenta Dilma Roussef, decidir sobre o número de projetos a serem liberados, e os valores que serão destinados para Manaus.

Solenidade

O ato será presidido pela presidenta Dilma Roussef, e faz parte da Agenda de Atenção Básica à Primeira Infância. O evento que acontece no Palácio do Planalto, também terá a participação dos ministros da Educação Aloizio Mercadante, da Saúde, Alexandre Padilha, e da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Tereza Campello.

Mil creches

Em 2009 quando ainda concorria ao cargo de Chefe do Executivo Municipal, Amazonino Mendes (PDT), prometeu acabar com o problema enfrentado pelas mães de baixa renda da cidade, que não tem onde deixar seus filhos para ir trabalhar. O então candidato disse que se fosse eleito construiria mil creches divididas por todas as Zonas de Manaus.

Mas, a ‘beira’ de um novo pleito eleitoral a cidade só possui uma creche, a Eliana de Freitas Rocha, localizada na rua 16 de agosto, no bairro Riacho Doce 3, Zona Norte de Manaus.

Durante a leitura da mensagem governamental deste ano, na Câmara Municipal de Manaus, o prefeito Amazonino Mendes, afirmou que foi mal interpretado. E que quando falou sobre as creches se referiu ao programa ‘Mãe Social’, que foi barrado pelo Ministério Público Estadual (MPE).