Publicidade
Manaus
Manaus

Prefeito de Manaus assina convênio para a construção de creches

O programa é um conjunto de medidas para reduzir os impactos da pobreza na primeira infância cuja faixa etária vai de zero aos seis anos que vivem em estado de miséria absoluta, principalmente no Norte e Nordeste, onde 78% vivem em condições extrema de vulnerabilidade social 14/05/2012 às 20:34
Show 1
Amazonino esteve em Manaus assinando convênios que viabilizarão a construção de creches e quadras em Manaus
acritica.com Manaus

O prefeito de Manaus Amazonino Mendes assinou na tarde desta segunda-feira (14) convênio com os Ministérios da Educação e Planejamento para a construção de 55 creches e 10 quadras poliesportivas. O convênio foi assinado no Palácio do Planalto em solenidade de lançamento da Ação Brasil Carinhoso pela presidenta Dilma Roussef. A Ação Brasil Carinhoso faz parte do programa Brasil sem Miséria.

O programa é um conjunto de medidas para reduzir os impactos da pobreza na primeira infância cuja faixa etária vai de zero aos seis anos que vivem em estado de miséria absoluta, principalmente no Norte e Nordeste, onde 78% vivem em condições extrema de vulnerabilidade social.

Para a construção das creches o governo federal deverá investir pouco mais de R$ 82 milhões de reais, enquanto que a Prefeitura Municipal de Manaus deverá investir como contrapartida pouco mais de 27 milhões de reais.

“Isso foi muito bom. Foi uma atitude que veio no momento certo, aliás o Brasil já estava aguardando isso há muito tempo. As cidades brasileiras esqueceram de fazer creches e custa caro, não tem dinheiro no orçamento, não tem recursos, é difícil. Precisava haver realmente um movimento de caráter nacional com uma substância como a presidenta Dilma está fazendo com um programa, com recursos. Nós estamos aderindo a esse programa e acredito que Manaus será a cidade melhor contemplada de todas. Já temos aprovadas 55 creches e temos cinco outras em execução”, afirmou o prefeito Amazonino Mendes ao término da solenidade.

Segundo o prefeito de Manaus, a Prefeitura apresentou ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação 110 projetos de creches dentro do programa ProInfância. Todos foram aprovados e nesta primeira fase o Governo Federal autorizou a liberação de 55. Em uma segunda fase outras 55 estão aguardando a liberação de convênio pelo Palácio do Planalto.

“O próximo prefeito de Manaus tem que ir à frente, à luta e continuar nesse mesmo diapasão e a gente vai conseguir dotar a cidade de Manaus lá na frente cvom o número suficientes de creches para atender a demanda”, declarou o prefeito. Para Amazonino Mendes o déficit de creches sobretudo nas regiões Norte e Nordeste é “angustiante”.

“É uma atividade que o Brasil deixou de fazer, as cidades brasileiras deixaram de fazer e que agora estão acordando para executar””, assinalou.

Sobre as demais ações anunciadas ontem pela presidenta Dilma Roussef como a ampliação do Bolsa família e reforço na assistência à saúde das crianças, o prefeito afirma que o Governo Dilma está no caminho certo em diminuir as desigualdades sociais.

“Está mais do que provado que essa assistência direta social como o Bolsa Família que deu resultado no mundo inteiro. Criticavam isso muito e hoje todo mundo tira o chapéu e concorda. Então, o caminho está certo, está correto. A idéia é excelente, a proposta de 70 reais para cada membro de família que tiver uma criança de  até seis anos em uma situação de extrema pobreza”, observou.

Pouco antes de embarcar de volta a Manaus, o prefeito afirmou que as creches serão distribuídas em diversas regiões da cidade.