Publicidade
Manaus
Manaus

Prefeito de Manaus se sente bem e pode sair amanhã da UTI

Conforme Deodato, logo após acordar a equipe médica retirou os aparelhos de Amazonino, dando lugar à respiração normal. O prefeito responde bem aos exames realizados 28/08/2012 às 19:23
Show 1
Amazonino Armando Mendes
Ana Carolina Barbosa e Lúcio Pinheiro Manaus

O prefeito Amazonino Mendes está consciente e passa bem. Segundo informações do secretário Municipal de Saúde, Francisco Deodato, o chefe do executivo acordou por volta das 6h desta terça-feira (28/07), pouco mais de doze horas após passar por uma intervenção cirúrgica para a implantação de duas pontes de safena no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, capital, onde ele se encontra internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Conforme Deodato, logo após acordar a equipe médica retirou os aparelhos de Amazonino, dando lugar à respiração normal. O prefeito responde bem aos exames realizados durante sua permanência na UTI para o monitoramento do funcionamento dos órgãos. Ele deve permanecer no setor até amanhã e, sem a necessidade de um terceiro dia de internação na UTI, ele será transferido para um apartamento. Deodato informou que visitou o prefeito pela manhã e à tarde e conversou com ele, o qual se mostrou otimista.

De acordo com o secretário, que acompanha in loco a recuperação de Amazonino Mendes, ele deu entrada na UTI, ontem, por volta das 20h, seis horas após o início da cirurgia.

Hoje, seis horas após a retirada dos aparelhos, ele recebeu a primeira alimentação – líquida – e, às 15h, também se alimentou. Muito embora o procedimento não seja dos mais simples, o prefeito acordou sem dores e hoje à tarde recebeu a visita do filho, Armando Mendes.

A evolução do quadro animou a equipe médica, que afirmou que os exames realizados no prefeito tiveram resultados positivos. Os rins e os pulmões também responderam bem. Agora, a expectativa é pelo terceiro procedimento pelo qual o prefeito deve passar, em alguns dias, para a implantação de um stent, o qual consiste em uma válvula que será colocada na terceira artéria obstruída do coração de Amazonino, facilitando o fluxo sanguíneo.

Desde que se internou no Hospital Sírio Libanês, no último dia 20, para a realização de exames de rotina, o prefeito já passou por uma angioplastia (espécie de cateterismo) e, ontem, por uma cirurgia para a colocação de pontes de safena. A equipe médica acredita que o prefeito se recuperará em 15 dias, afirma o secretário.