Publicidade
Manaus
Manaus

Prefeitura de Coari (AM) inaugura Farmácia Popular no município

O projeto visa à distribuição gratuita da medicação para pacientes da rede pública de saúde, mediante a apresentação da receita médica 02/08/2012 às 13:52
Show 1
A farmácia funcionará de segunda a sexta, das 7h às 19 horas, mas também aos sábados e domingos de 7 até às 12 horas
acritica.com Manaus

A prefeitura municipal do município de Coari, localizado a (362 quilômetros de Manaus), inaugurou em comemoração ao aniversário de 80 anos da cidade a Farmácia Central de Coari, popularmente chamada de Farmácia do Povo.

O projeto visa à distribuição gratuita da medicação para pacientes da rede pública de saúde, mediante a apresentação da receita médica. A farmácia concentra 94 itens de medicamentos, desde as medicações mais básicas, como analgésicos, até os denominados remédios controlados, como aqueles destinados às doenças cardíacas, hipertensão e complicações renais. Com recursos próprios do município, o investimento foi de R$ 1 milhão na implantação da central de Medicamento e a previsão feita pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Coari é que haja o atendimento de cerca de 500 pessoas por semana.


Segundo o secretário de Saúde do município, Aldemir Mitouso, a farmácia foi implantada também no sentido de descentralizar a demanda do Hospital Regional de Coari e cumprir com as normas de saúde para o armazenamento e a manipulação correta de medicamentos. A coordenadora da Farmácia Central de Coari é a farmacêutica bioquímica, Ana Patricia Matos, que informou que a farmácia funcionará de segunda a sexta, das 7h às 19 horas, mas também aos sábados e domingos  de 7 até às 12 horas.

O mesmo valor do investimento com medicina curativa, R$ 1 milhão, foi investido também na medicina preventiva, com a modernização e o aparelhamento da Gerência de Endemias, que assim como as 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS), foi reformada e recebeu ainda uma nova frota para o transporte dos agentes de saúde, com a compra de três pick-ups, duas kombis, três motos e 4 canoas de alumínio com cobertura e motor de popa. “Em 2009, o município de Coari teve sete mil casos de dengue e malária e, atualmente está sem registros de dengue e com casos esporádicos de malária por causa exatamente de sucessos investimentos na medicina preventiva, no combate a proliferação do mosquito. Por isso, torna-se necessários que os investimentos continuem”, declarou o secretário.