Publicidade
Manaus
Manaus

Prefeitura de Manaus anuncia construção de academias para terceira idade

O prefeito disse que as academias abertas para a terceira idade serão construídas no próprio Parque Municipal do Idoso e outra no bairro Alvorada, com a conclusão prevista para março deste ano 21/02/2013 às 20:01
Show 1
O prefeito Artur no lançamento do Calendário do Idoso
acritica.com Manaus

A Prefeitura de Manaus vai construir, até março, duas academias abertas para a terceira idade. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (21) pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, durante o lançamento do Calendário Anual da Política Municipal do Idoso, e foi recebido com festa pelos frequentadores do Parque Municipal do Idoso, na  rua Rio Mar, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

O prefeito disse que as academias abertas para a terceira idade serão construídas no próprio Parque Municipal do Idoso e outra no bairro Alvorada, com a conclusão prevista para março deste ano. “O Parque mostra que está em pleno funcionamento, sendo referência na utilização da piscina climatizada.

O que falta são pequenos ajustes, que teremos pressa para resolver, como a construção da academia aberta, pois a musculação é fundamental para saúde, ainda mais depois de certa idade”, enfatizou o prefeito. 

Recebido pela diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas (FDT), Martha Cruz, Arthur Neto fez questão de conhecer as principais atividades desenvolvidas pelo Parque, como arte-terapia, oficina de direito e cidadania, hidroginástica e até arriscou alguns passos com as alunas da dança de salão. 

Atualmente, a instituição tem três programas essências para terceira idade, como o de Longa Permanência, que presta asilo aos idosos abandonados pela família ou que a mesma não tem recursos para mantê-los. No Conviver Melhor, mais de quatro mil idosos são beneficiados com a programação do Parque, além do Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso (Padi). 

“Nossa ideia não é institucionalizar os idosos e sim mantê-los no seio familiar, por isso uma equipe multidisciplinar visita as residências dando orientações sobre o processo de envelhecimento”, destacou a diretora-presidente da FDT.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Amazonas tem mais de 255 mil pessoas com mais de 60 anos. Para Martha Cruz, o lançamento do calendário marca o compromisso da Prefeitura de Manaus com melhoria da qualidade de vida dos idosos da cidade.