Publicidade
Manaus
Manaus

Prefeitura entrega oito mil netbooks

O Projeto Um Computador por Aluno (UCA), do Governo Federal, já funcionava de forma experimental na Escola Municipal João Alfredo e as melhorias educacionais obtidas incentivaram a Semed a ampliá-lo para outras unidades de ensino. Ao todo, serão oito mil computadores entregues para alunos de 166 escolas municipais. 16/10/2012 às 22:22
Show 1
Ao todo, serão oito mil computadores entregues para alunos de 166 escolas municipais.
acritica.com Manaus (AM)

Unir educação e tecnologia em prol de um processo de ensino e aprendizagem mais eficaz. Esse é o objetivo da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com a ampliação do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), do Governo Federal. Na manhã desta terça-feira (16), alunos, professores e diretores se reuniram no auditório da Prefeitura para a entrega simbólica dos netbooks às escolas contempladas.

O Projeto já funcionava de forma experimental na Escola Municipal João Alfredo e as melhorias educacionais obtidas incentivaram a Semed a ampliá-lo para outras unidades de ensino. Ao todo, serão oito mil computadores entregues para alunos de 166 escolas municipais.

Maria Eunice Fonseca, diretora da Escola Municipal Maria Leide Amorim, na Comunidade São João, localizada na BR-174, era uma das mais entusiasmadas. “A maioria dos nossos alunos não têm acesso a esse tipo de tecnologia. Já temos uma sala de informática pronta, no entanto faltavam os computadores, mas agora eles vão chegar e nosso sonho já está se concretizando. Posso dizer que isso é uma vitória para zona rural”, afirmou.

Além dos netbooks as escolas irão receber também uma estação de carga móvel, que comporta 48 laptops. “Existia a necessidade de armazenamento e uma forma mais prática de recarrega-los. Pesquisamos e descobrimos esse equipamento. O bom é que cada carrinho tem um plug de energia que recarrega todos os laptops ao mesmo tempo”, explicou o Gerente de Tecnologia Educacional, Telmiro Feitoza.

Avaliação positiva

O Projeto UCA foi implementado de forma experimental na Escola Municipal João Alfredo em abril de 2011, com a entrega de 895 netbooks. Mais de um ano depois, a direção da unidade de ensino contabiliza várias melhorias que a ferramenta trouxe às ações pedagógicas. “O aluno passou a ser autor do aprendizado e isso se tornou divertido e estimulante para eles, tanto que diminuímos a evasão escolar e verificamos mais disciplina, concentração e questionamentos em sala de aula”, falou o Coordenador do UCA na Escola João Alfredo, professor Mario Alexandre de Menezes.

O Secretário Mauro Lippi esteve presente no evento e em sua fala agradeceu aos professores pela dedicação. “Avançamos em vários sentido; na nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), no PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Saláerio) dos professores, nos 10% de aumento no salário para os professores e os 100% da carga dobrada. Esse (Projeto UCA) é mais um presente e uma obrigação da Prefeitura de Manaus de levar os alunos ao conhecimento tecnológico”, disse.