Publicidade
Manaus
Manaus

Prefeitura inaugura nova sede da Ouvidoria Municipal de Manaus

O órgão vai atuar como um canal de relacionamento e de comunicação direta da população com as diversas secretarias municipais 22/03/2013 às 19:30
Show 1
Solenidade de inauguração da nova sede da Ouvidoria Municipal de Manaus
Leonardo Fierro / Semcom Manaus

A Prefeitura de Manaus inaugurou, na manhã desta sexta-feira (22), a nova sede da Ouvidoria Municipal de Manaus. O espaço, localizada na rua São Luis, esquina com a avenida Mario Ypiranga, bairro Adrianópolis, fica no 2º andar do prédio da Secretaria Municipal de Administração.

Na solenidade de inauguração da nova sede, o ouvidor geral do município, Alessandro Cohen, prometeu que o órgão vai atuar no fortalecimento da cidadania, oferecendo à população um canal de relacionamento e de comunicação direta com as diversas secretarias municipais. Para facilitar o acesso, foram criadas ferramentas que permitem que qualquer pessoa possa fazer críticas, reclamações ou dar sugestões à administração municipal. Além de meios tradicionais como telefone, email e caixa de sugestões, um grupo de desenvolvedores, criou um aplicativo para smartphones que agiliza a comunicação. O aplicativo estará disponível para download a partir deste sábado (23).

“O cidadão vai poder baixar o aplicativo gratuitamente através do Google Play Store e vai ter acesso direto ao canal da Ouvidoria. Entre diversos serviços ele pode estar agendando inclusive, uma conversa com o ouvidor, fazendo reclamações, uma solicitação, sem a necessidade que ele tenha que ir fisicamente ao órgão”, afirmou Ronaldo Fonseca, sócio da empresa Interactive Mobile, responsável pelo aplicativo.

Defesa do Consumidor

Outra ideia que deve ser colocada em prática é o Departamento de Fiscalização de Leis e o de Defesa do Consumidor, o que deve agilizar a solução de problemas envolvendo as relações comerciais com os consumidores.

Nós já temos um plano de montar esse departamento para auxiliar. Não vamos ter poder de polícia, não vamos poder multar, mas poderemos orientar a procurar o órgão competente, o juizado especial, pra procurar os seus direitos”, declarou Alessandro Cohen.

Profissionais de diversas especialidades, como advogados, psicólogos, assistentes sociais entre outros, estarão à disposição da população através do trabalho prestado pela Ouvidoria. Uma parceria com a Câmara Municipal de Manaus também deve beneficiar aqueles que necessitam de atendimento, através da implantação da Ouvidoria Itinerante.

“A pessoa que não consiga vir até a sede da Ouvidoria, que não tenha um e-mail, que não tenha um smartphone, nós iremos fazer um cronograma, visitando os bairros toda semana ou a cada quinzena para prestar esse atendimento à população. O importante é fazermos essas parcerias para podermos dar voz ao povo”, finalizou o vereador Hiram Nicolau, ouvidor da CMM.

Os contatos com o órgão são: Disk-Ouvidoria 0800 092 0111 e o email ouvidoria@pmm.am.gov.br .