Publicidade
Manaus
TEMPO

Tempo instável mas sensação térmica alta nos próximos dias em Manaus, diz Inmet

Recordes de temperatura foram registrados no Amazonas neste domingo. E Manaus ficou 'apenas' na quarta colocação, segundo o órgão 21/08/2017 às 11:24 - Atualizado em 21/08/2017 às 14:58
Show calor
O mês de Setembro deve registrar temperaturas com valores próximos a 38°C (Foto: Arquivo AC)
Amanda Guimarães Manaus (AM)

A previsão para os próximos dias em Manaus é de tempo instável com possibilidade de pancadas de chuvas em áreas isoladas, devido às altas temperaturas. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Metereologista (Inmet) nesta segunda-feira (21). As mínimas devem ficar em torno de 26°C e a máxima em torno dos 35°C.  Nesse domingo (20), os amazonenses tentaram driblar o forte calor na cidade visitando flutuantes e praias.

Durante esta semana, a sensação térmica deve ficar entre os 38 e 39°C. Conforme o Inmet, a previsão climática indica chuvas e temperaturas dentro da normalidade para os meses  de Setembro e Outubro. A cidade passa por uma estiagem desde 8 de agosto, quando o órgão registrou chuva significativa na estação meteorológica com 13,4 milímetros.

Para o mês de Setembro, a previsão indica temperaturas máximas próximas a 38°C. O clima deve continuar seco. No entanto, a população não precisa se preocupar. Segundo o instituto, dias quentes como os últimos, são considerados normais para esta época do ano.

O Inmet também informou que nesse fim de semana foram registradas as máximas temperaturas do mês de Agosto até o momento. Na cidade de Manicoré foi apontado nesse domingo (20), números de 37,7°C.  O município de Codajás registrou 37,4°C no dia 19, enquanto em Tefé chegou a temperaturas de 37,2°C no dia 13. Manaus ficou na quarta colocação com a temperatura apontada nesse domingo com 37,0°C.

Os números mais baixos do mês foram apontados nos munícipios de Benjamin Constant no dia 13, com 34°C; Barcelos no dia 10, 19, e 20, com 34,6°C; e Fonte Boa com 35,7°C, no dias 13 e 16 de agosto.

Cuidados

As pessoas que precisarem ficar expostas ao Sol devem tomar algumas precauções. Segundo os médicos, é importante usar bastante protetor solar e beber bastante líquidos, de preferência água.