Publicidade
Manaus
Manaus

Primeira mesquita do Amazonas finalmente é inaugurada em Manaus

Templo construído com doações da comunidade árabe em Manaus será inaugurado nesta quarta-feira (12), na rua Ramos Ferreira, Centro 12/09/2012 às 09:29
Show 1
Fachada da mesquita em Manaus: arquitetura tem origem otomana e persa, que dão vazão aos espaços interiores
Sídia Ambrósio Manaus (AM)

Depois de muitos anos rezando em uma mussallá (espécie de sala pequena para fazer orações) improvisada por não ter um lugar adequado para cumprir suas obrigações religiosas e ler o Alcorão - livro sagrado do Islã - a comunidade islâmica no Amazonas passa a contar, a partir de hoje, com seu próprio templo sagrado.

A primeira mesquita do Amazonas que levou quatro anos para ficar pronta é também a primeira da Região Norte. O templo construído com doações da comunidade árabe em Manaus está localizado na rua Ramos Ferreira, no Centro. O evento que acontece hoje, às 20h, contará com a participação de várias autoridades locais, dentre elas, líderes religiosos.

Além de funcionar para a realização das cinco rezas obrigatórias da religião (5h, 12h, 15h, 18h e 19h30), o templo islâmico também ficará aberto ao público para visitações. Nele, homens e mulheres farão suas rezas dedicadas ao profeta Maomé (Muhammed), em salas separadas, sempre sobre tapetes voltados para a direção da cidade sagrada de Meca, na Arábia Saudita.

As crianças têm um cantinho para brincar enquanto as mães, sempre com a cabeça encoberta por véus, rezam no compartimento superior da mesquita. Já os homens, que são obrigados a rezarem na mesquita, são os únicos a ter acesso ao salão principal, onde o Sheik Saber Albdelharmarn Ali Albdelharmarn, direciona as orações do Alcorão - palavra que deriva do verbo árabe que significa “declamar” ou “recitar”.

Arquitetura

Seguindo a arquitetura otomana e persa, que dá vazão aos espaços interiores, a estrutura da Mesquita de Manaus, onde também funciona o Centro Islâmico do Amazonas, recebe o mesmo estilo das demais obras mulçumanas. Suas duas torres brancas com cúpulas nas pontas se destacam, à distância, no Centro da cidade.

Além dos salões para a realização das rezas, a obra conta também com salas de estudos construídas para oferecer cursos sobre a religião e também para ensinar a leitura do Alcorão aos interessados pelo islã.

Igualdade

Para o Sheik Saber Albdelharmarn Ali Albdelharmarn, a comunidade islâmica está feliz com a inauguração da mesquita de Manaus, que representa a confirmação da doutrina islâmica no Amazonas. “Assim como o profeta Muhammed fala que não existe diferença entre os homens na Terra, pretendemos proclamar as doutrinas de paz, misericórdia, bondade e igualdade entre todos no Amazonas, especialmente, para aqueles que queiram se converter ao islamismo”.

Veja galeria de imagens