Publicidade
Manaus
Manaus

Produção de bicicletas apresenta queda em junho no Amazonas

Junho foi o primeiro mês deste ano a apresentar queda na produção na comparação com o mesmo período de 2011. Nos cinco primeiros meses deste ano houve aumento na produção 14/08/2012 às 17:01
Show 1
A expectativa é de aquecimento do setor com a chegada do Dia das Crianças e festas de fim de ano
Ana Carolina Barbosa Manaus

A produção de bicicletas no mês de junho deste ano no Polo Industrial de Manaus (PIM) totalizou 68.626 unidades, representando uma retração de 3% se comparada ao mês anterior e de 4,1% na comparação a igual período do ano passado. Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

“Em linhas gerais, a queda acentuada nas vendas e na produção reflete a necessidade de ajustar os estoques existentes nas concessionárias. Vale lembrar que, neste mês, as fábricas estenderam o período de férias previamente programadas. O ritmo de produção diária também foi reduzido. Com os ajustes feitos, a produção total foi equivalente à metade da registrada em julho de 2011”, comenta Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.  Estão instaladas no PIM as seguintes fabricantes:  Caloi, a Ox Bicicletas da Amazônia e a Prince Bike.

Os números da entidade, fornecidos pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), mostram que junho foi o primeiro mês deste ano a apresentar queda na produção na comparação com o mesmo período de 2011. Nos cinco primeiros meses deste ano houve aumento na produção, o qual variou de 17,1% (em maio) a 45,3% (em janeiro), sempre comparando os dados ao mesmo mês do ano passado.

Contudo, no acumulado de janeiro a junho foi apontado um aumento de 22%, passando de 345.219 unidades para 421.285. A fabricação de bicicletas no primeiro semestre deste ano corresponde a 50,9% de toda a produção registrada no ano passado, que chegou a 826.903.

A expectativa para o setor agora é pelos dados de julho a novembro, já que, na tabela que mostra a evolução da produção, este período foi o que apresentou o maior aumento na fabricação do produto, em 2011, chegando a 93.291 unidades só em novembro.

Entre os motivos estão datas comemorativas, como Dia da Criança e Natal, além das festas de fim de ano, as quais geralmente alavancam a economia no País. No entanto, em dezembro do ano passado, houve queda na fabricação de bicicletas 49,6%, justificada pelo período de férias dos trabalhadores, entre outros fatores.