Publicidade
Manaus
Cotidiano, Educação, Magistério, Intercâmbio, EUA, Seduc

Professores da rede pública do AM são selecionados para participar de intercâmbio nos EUA

Parceria entre a Seduc e a Embaixada dos Estados Unidos levará professores para passar cinco meses no País, onde participarão de uma série de atividades 13/02/2012 às 11:53
Show 1
O professor André Machado de Souza, escolhido para participar de intercâmbio na Universidade Oregon
acritica.com Manaus

A partir do dia 1º de março, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a embaixada norte-americana e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), iniciam a seleção regional do programa ‘Líderes Internacionais em Educação (ILEP)’, que escolherá professores de Língua Inglesa, da rede estadual de ensino para concorrer a um curso de aperfeiçoamento de cinco meses nos Estados Unidos da América.

O ILEP é um programa da embaixada norte-americana que qualifica professores de Língua Inglesa de várias partes do mundo, inclusive do Brasil. Na edição deste ano, o Amazonas, por ser um dos Estados que sediarão a Copa de 2014, poderá selecionar até cinco professores para participar da concorrência nacional, que levará um grupo de docentes para fazer o intercâmbio educacional.

A viagem de intercâmbio será realizada no primeiro semestre de 2013 e proporcionará aos educadores selecionados uma série de atividades, dentre as quais: aulas em uma universidade norte-americana, treinamento intensivo em metodologias educacionais, planejamento de aula e estratégias de ensino, curso de liderança e uso de tecnologias na educação. Incluirá ainda um estágio em uma ‘High School’.

Regional
Conforme a representante da Seduc e coordenadora regional do programa, Simeire Ramos, para participar o candidato precisa ser professor de Língua Inglesa do ensino médio na rede pública, estar atuando em sala de aula, ter no mínino cinco anos de experiência comprovada como educador, possuir bacharelado ou licenciatura em Língua Inglesa e ter fluência oral e escrita em inglês.

Os interessados que preencham esses pré-requisitos devem entrar em contato com a coordenadora do programa no Amazonas, pelo email: simeireramos@seduc.am.gov.br ou pelo número (92) 3237-3609.

As etapas da seleção regional são compostas pela confirmação dos pré- requisitos, o preenchimento dos formulários de inscrição e a entrevista em inglês.

Imersão
Selecionado na última edição do programa, o professor da Escola Estadual Tiradentes, André Machado de Souza, 36, está participando, desde o último dia 18 de janeiro do intercâmbio. Nos Estados Unidos, o docente amazonense participa de atividades na Universidade de Oregon, na costa oeste do país.

Antes de partir para a viagem, André Machado revelou que o intercâmbio é a realização de um sonho profissional.

“Passei a vida toda estudando o modo de vida americano, mas vivenciar na prática será muito melhor. Com certeza será uma experiência que mudará minha vida, me tornará uma pessoa melhor e um professor mais bem preparado e motivado”, comentou.