Publicidade
Manaus
Dia do Amazonas

Programação cívica inicia com homenagem a Tenreiro Aranha, no Centro

Em forma de saudação a data, aproximadamente 50 alunos participam do evento. Desfiles escolares e militares no Sambódromo também prometem atrair grande público nesta semana 05/09/2017 às 06:00 - Atualizado em 05/09/2017 às 08:07
Show desfile
Desfile estudantil vai acontecer hoje, a partir das 17h, no Sambódromo, e quinta-feira será a vez do desfile dos militares (Foto: Arquivo/AC)
Paulo André Nunes Manaus (AM)

A programação cívica pelo Dia do Amazonas, celebrado hoje, começará a partir das 7h na Praça 5 de Setembro (Praça da Saudade), no Centro, com homenagem de alunos a João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha, primeiro presidente da província e um dos homens que colaborou para que o Estado se desvinculasse do vizinho Pará.

Em forma de saudação à data, aproximadamente 50 alunos da Escola Estadual Eunice Serrano participam do evento, reverenciando o monumento que homenageia Aranha.

Às 17h, a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) realiza o tradicional desfile escolar de 5 de setembro, no Centro de Convenções (Sambódromo), com perspectiva de reunir mais de 10 mil alunos. A abertura da solenidade ficará por conta da Orquestra Sinfônica Claudio Santoro.

Desfiles militares

Amanhã e quinta ocorrem os desfiles militares coordenados pelo Comando Militar da Amazônia (CMA), por meio do Cerimonial do Governo do Estado e em parceria com a Seduc. No dia 6 acontece o desfile naval, na Praia da Ponta Negra, às 9h. Já o Desfile Militar acontece no feriado da Independência (7 de setembro) a partir de 8h15, no Sambódromo.

A cerimônia de encerramento da Semana da Pátria 2017, com a solenidade do “Abafamento do Fogo Simbólico” está programada para acontecer no Sambódromo, às 17h.

Marinha

Para celebrar a Independência do Brasil e a 3ª fase da Operação Bracolper 2017, o Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN) da Marinha promove, de hoje até 10 de outubro, uma exposição de materiais e equipamentos de uso militar no Shopping Via Norte, Zona Norte. Ainda hoje, às 18h, a Banda de Música dos Fuzileiros Navais do Com9ºDN se apresentará na praça de alimentação do Shopping Sumaúma.

Amanhã e quinta a Marinha participa dos desfiles militares na Ponta Negra e Sambódromo e, ainda na quinta, navios ficarão disponíveis para visitação pública, de 10h às 17h, no Porto de Manaus (Roadway), Centro.

Vias interditadas

Os órgãos envolvidos na Operação Semana da Pátria e do Amazonas divulgaram as alterações no trânsito para hoje e dia 7, visando os desfiles cívicos. Hoje, as vias que contornam o complexo do Sambódromo, Centro Vasco Vasques e Arena Amadeu Teixeira serão interditadas em 4 pontos: av. Constantino Nery com Pedro Teixeira, C. Nery com rua Lóris Cordovil, avenida Pedro Teixeira (em frente à Vila Olímpica) e Lóris Cordovil (em frente ao SPA). O perímetro nesta terça-feira será montado a partir das 14h.

Constantino Nery interditada na quinta-feira (7)

Na quinta-feira (7), a avenida Constantino Nery estará interditada no trecho entre a rua João Valério e Viaduto de Flores nos dois sentidos. O transporte coletivo nesse dia será desviado para a avenida Djalma Batista, Theomario Pinto da Costa e Desembargador João Machado. O perímetro no dia 7 será montado a partir das 5h. Os acessos para áreas de estacionamento da Vila, atrás da Arena Amadeu Teixeira e VIP (Sambódromo) serão realizados somente com credenciais.