Publicidade
Manaus
INICIATIVA

Programação da Semana do Ciclista inicia com passeio pelo Centro neste domingo (20)

Apesar da ideia, amazonenses e turistas afirmam que falta mais investimentos em infraestrutura para o modal. Agenda continua com o VI Fórum de Bicicletas e Dia Municipal do Ciclista 20/08/2017 às 20:06
Show bicicleta
População foi convidada a andar de bike pelas ruas do Centro Histórico (Foto: Evandro Seixas)
Alik Menezes Manaus (AM)

A Prefeitura de Manaus fez o lançamento oficial das atividades da Semana do Ciclista na manhã deste domingo (20), na avenida Eduardo Ribeiro, no Centro da cidade. A primeira ação foi o “De bike pelo Centro”, que buscou atrair e incentivar pessoas a pedalarem e até utilizarem as bicicletas como meio de transporte. Apesar de uma iniciativa positiva, amazonenses e turistas afirmam que falta mais investimentos em infraestrutura para esse modal e a conscientização de motoristas.

O objetivo da ação foi convidar pessoas que estavam na Feirinha da Eduardo Ribeiro e que não tinham costume de andar de bicicleta, como uma forma de incentivá-las a pedalar. Membros do grupo Pedala Manaus foram os responsáveis por guiar o grupo de pessoas por ruas do Centro Histórico.

A designer Lícia Gonçalves, 25, participou do passeio e apoiou a ideia. A jovem contou que já tem o costume de pedalar, mas não é tão frequente porque tem medo de acidentes e afirmou que faltam mais ações para garantir que o transporte por bicicletas seja seguro. “Falta mais investimento em ciclovia de verdade, que em Manaus não tem, falta faixa compartilhada, mas também precisamos avançar na questão da educação. Os motoristas não respeitam os ciclistas”, disse.

A estudante Lucia Gonçalves, 18, também apoiou o projeto e afirmou que adora esse tipo de iniciativas, mas fez duras críticas aos órgãos públicos. Segundo a jovem, faltam investimentos tanto na infraestrutura quanto na conscientização de motoristas.

“O ciclista não tem faixas e ciclovias suficientes em Manaus, por exemplo, para ir passear quanto mais para ir estudar ou trabalhar. Falta investimento pesado e ações de infraestrutura e na educação de motoristas. Apenas a partir daí Manaus vai avançar nessa questão”, afirmou ela.

Políticas Públicas

Para o ativista Paulo Aguiar, do grupo Pedala Manaus, a capital amazonense ainda é carente de políticas públicas que incentivem as pessoas a pedalar. Segundo ele, faltam investimentos em ciclorrotas, ciclofaixas e até vias “acalmadas”.

“Nós precisamos de leis que estimulem as pessoas a utilizarem as bicicletas, por exemplo criando leis que obriguem empresas, universidades e shoppings a terem bicicletários e mais ciclovias, ciclofaixas e vias com redução de velocidade para motoristas respeitarem e darem segurança ao ciclista”, afirmou.

Programação

A programação da Semana do Ciclista continua nesta terça-feira (22) com o VI Fórum de Bicicletas de Manaus, na Federação de Indústrias do  Estado (Fieam), e encerra na sexta-feira, no Dia Municipal do Ciclista, com um  passeio ciclístico.