Publicidade
Manaus
Cotidiano, Meio Ambiente, Arborização, Ervas-de-passarinho, Semmas, Projetos, Urbanização, árvores

Projetos desenvolvidos em Manaus são expostos Congresso Brasileiro de Arborização Urbana

Arborização nos corredores viários da cidade e a retirada de ervas-de-passarinho de árvores centenárias, ambos executados pela Semmas serão apresentados no evento  17/08/2012 às 19:35
Show 1
Ação de retirada de erva-de-passarinho de árvores em Manaus
acritica.com Manaus

A comissão técnico-científica do Congresso Brasileiro de Arborização Urbana selecionou dois trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), na área de arborização urbana, para serem apresentados durante o evento, que acontecerá de 1º a 7 de setembro, na cidade de Uberlândia (MG).

O primeiro, “Levantamento Qualiquantitativo das Principais Avenidas para Planejamento da Arborização da Cidade de Manaus”, teve como finalidade identificar os corredores viários da cidade com espaços para arborização em canteiros centrais e passeios públicos. Foram identificadas 42 vias, das quais 26 já foram arborizadas.

O segundo trabalho, “Diagnóstico da Infestação de Erva de Passarinho nas Principais Vias do Centro de Manaus”, teve como objetivo identificar as árvores da área central da cidade infestadas com erva-de-passarinho (Struthantus flexicaulis), parasita que pode levar a espécie à morte se não forem tomadas providências. O levantamento identificou 49 árvores afetadas, a maioria mangueiras centenárias. O trabalho de retirada já foi iniciado.

De acordo com o diretor de Arborização, Paisagismo e Educação Ambiental da Semmas, Heitor Liberato, a Semmas está pleiteando espaço para apresentar, na edição do próximo ano do congresso, todos os projetos desencadeados dentro do Programa Manaus Mais Verde, que levaram o Ministério do Meio Ambiente a  conceder, no último mês de abril, o Prêmio Boas Práticas de Sustentabilidade Ambiental Urbana à Prefeitura de Manaus.