Publicidade
Manaus
Manaus

Propaganda eleitoral é retomada a partir de quarta-feira

Programa na TV e no rádio inicia na quarta-feira e vai até dia 26 de outubro, dois dias antes da eleição 08/10/2012 às 08:06
Show 1
Programa na TV e no rádio inicia na quarta-feira
Jornal Acrítica ---

A propaganda eleitoral no rádio e TV no segundo turno da disputa pela Prefeitura da Manaus recomeça nesta quarta-feira e vai até 26 de outubro. O eleitor volta às urnas para escolher o futuro prefeito ou prefeita de Manaus no dia 28 de outubro.

A propaganda eleitoral no segundo turno concede tempos iguais aos candidatos, diferente do que ocorreu no primeiro turno em que a candidata Vanessa Grazziotin (PCdoB) tinha quase metade do tempo de TV e rádio. A outra metade era dividida entre os outros oito candidatos. Artur Neto, que teve 195.994 votos a mais que Vanessa, tinha apenas 3 minutos e 32 segundos de tempo de TV e rádio.

Neste segundo turno, serão dois blocos de 10 minutos para cada um dos candidatos. O candidato Artur Neto, por ter sido o mais votado no primeiro turno, abre a propaganda eleitoral  quarta-feira. Nos dias seguintes, haverá alternância entre os dois.

Outras datas

A propaganda eleitoral de rua, segundo o calendário eleitoral, pode ser retomada a partir das 17h de hoje. Isso porque a legislação prevê que a propaganda é permitida 24 horas após o encerramento da votação.  O que a legislação permite é o uso de alto-falantes, amplificadores, comícios, carreata e distribuição de material de campanha.

Amanhã, termina o prazo em que nenhum eleitor pode ser preso. E na quarta-feira é o último dia para os mesários que abandonaram os trabalhos durante a votação apresentem justificativa ao juiz eleitoral de suas respectivas zonas.

O último dia para os candidatos encaminharem à Justiça Eleitoral a prestação de contas final, onde não houve segundo turno é dia 6 de novembro.