Publicidade
Manaus
Manaus

Propostas de candidatos à prefeitura de Manaus estão lançadas

Curiosas e tradicionais. Assim são as propostas dos nove candidatos à prefeitura de Manaus, apresentadas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). Parte importantíssima das Eleições 2012, elas apresentam o que o candidato planeja fazer na cidade, se eleito. 14/07/2012 às 12:43
Show 1
O plano de governo apresenta o que o candidato planeja fazer na cidade, se eleito
Camila Pereira Manaus

Os nove candidatos à prefeitura de Manaus entregaram, durante o registro de candidatura, as propostas de governo que pretendem executar se forem eleitos. Os planos serão a base de comicios, debates e entrevistas até as vésperas da eleição.Todos dão atenção especial para as questões do transporte público, segurança e educação. 

As propostas apresentadas pela coligação ‘A Esperança é Agora’ (PSDB e PPS), que tem como candidato à prefeitura Artur Virgílio (PSDB) e Hissa Abrahão (PPS) para vice, destaca o Plano Diretor. Se eleito, o projeto deverá sair do papel, garantindo a organização da cidade. No quesito transporte urbano, o BRT será somado ao sistema tradicional de transporte, além de outras intervenções necessárias e urgentes no sistema viário. Haverá reforma administrativa, com a máquina publica ‘enxuta’.

O plano de governo de Herbert Amazonas (PSTU) e Ivete Egas (PSTU), não coligados, tem apenas uma página. No entanto, há propostas que não cabe à executiva municipal, como ‘estatização dos bancos’, por exemplo. Outras metas colocadas são a descriminalização da droga e legalização das ocupações de terras e urbanização dos terrenos.

Também candidato à prefeitura, Jerônimo Maranhão (PMN) defende a diminuição de secretarias. Os concursados seriam remanejados à nova administração a ser formada. Alguns projetos curiosos fazem parte de seu plano, como por exemplo,  a implementação de minhocários, criação de empresa para coleta do resíduo do peixe nas feiras, uma indústria flutuante que produza amido. E ainda, construção de um metrô subterrâneo, além da pavimentação nos bairros usando paralelepípedos, reconstrução de mercados e resgate do programa médico da família.

A coligação “Manaus pra Frente” de Henrique Oliveira (PR) ao lado de Paulo Nasser (PR) destacaram que as propostas apresentadas deverão ser 'moldadas' com a participação popular que, se eleitos, buscarão nos bairros as adaptações necessárias. Entre os destaques estão a conclusão de obras inacabadas, o BRT e ações que promoverão fluidez no trânsito.

O que destaca o partido PCB de Luiz Navarro, seria a criação “Poder popular”, onde representantes escolhidos por bairros acompanhariam as decisões do poder público e, daí então seriam criados Conselhos Populares no setor econômico, educacional, cultural, meio-ambiente, transportes, saúde, habitação e direitos do cidadão.

A proposta que apresenta o maior númeor de páginas é da “Renova Manaus” formados pelas siglas Partido Republicano Brasileiro (PRB) e Democratas (DEM), representado pelo candidato Pauderney Avelino (DEM). O plano está divido em objetivos, cada um deles com metas estipuladas. Entre eles a elaboração de um projeto  de  gestão  para  o  trânsito  de Manaus;  garantir a toda população de Manaus, até 2015, acesso à água potável; além da segura a recuperação do Centro Histórico de Manaus, incluindo a conclusão da reforma do Mercado Adolpho Lisboa.

Outro preocupado com a revitalização do Centro Histórico é o candidato Serafim Corrêa (PSB). Alguns dos projetos apresentados pelo ex-prefeito ainda incluem a volta de programas de sua antiga gestão, como ‘Remédio Fácil’, a integração temporária de ônibus, a domingueira para o usuário de transporte coletivo  e a volta da opção para o estudante em pagar sua meia entrada com dinheiro direto na catraca.

O deputado estadual Sabino Castelo Branco (PTB), em proposta coloca metas claras, como a reforma e ampliação de 20 escolas e aquisição de equipamentos; construção de 100 escolas de duas a 15 salas de aulas na área urbana e rural; e, também, a ampliação do Polo Industrial da Suframa para a Região Metropolitana de Manaus.

Entre as propostas apresentadas por Vanessa Grazziotin (PCdoB) estão tarifa para o  transporte mais justo, aumento da rede de distribuição de água,  revitalização do Centro de Manaus, ampliação do Programa Minha Casa Minha Vida, incentivo  ao  pequeno  empreendedor, além da construção de creches.

Fique de olho: Confira os planos de governo de cada candidato, enviados ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-AM)

Artur Virgilio (PSDB) e Hissa Abrahão (PPS)

Herbert Amazonas (PSTU) e Ivete Egas (PSTU)


Henrique Oliveira (PR) e Paulo Nasser (PR)

Jerônimo Maranhão (PMN) e Rodrigo Frota (PMN)

Luiz Navarro (PCB) e Marcelo Leitão (PCB)

Pauderney Avelino (DEM) e Ivo de Assis (PRB)


Serafim Corrêa (PSB) e Marcelo Ramos (PSB)


Sabino Castelo Branco (PTB) e
Cícero Lima (PSDC)

Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Vital Melo (PT)