Publicidade
Manaus
EDUCAÇÃO

Provas do concurso público da Semed serão aplicadas neste domingo (21)

Segundo o órgão, 400 vagas para professor e formação de cadastro reserva serão oferecidas. Mais de 22 mil pessoas se inscreveram para realizar o certame 18/01/2018 às 15:35
Show semed
Foto: Arquivo/AC
acritica.com Manaus (AM)

Os candidatos que estão concorrendo as 400 vagas para professor e formação de cadastro de reserva da Secretaria Municipal de Educação (Semed) vão realizar as provas neste domingo (21). A avaliação será realizada pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Executivo (Ibade), sob coordenação da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

No turno da manhã (horário local), as provas serão aplicadas das 8h50 às 12h50. À tarde, a avaliação ocorrerá das 15h20 às 19h20. Para quem for realizar provas no primeiro horário, os portões estarão abertos das 7h30 até às 8h30, e das 14h às 15h, para os candidatos do período da tarde. 

Ao todo foram registrados 22.718 inscritos no certame e, segundo o subsecretário de Administração, Planejamento e Gestão da Semad, Lucas Bandiera, a prefeitura está trabalhando para que as provas sejam realizadas de forma organizada, sem intercorrências.

“Nós teremos a atuação da Casa Militar, Polícia Militar, agentes de trânsito do Manaustrans e Corpo de Bombeiros, que estarão colaborando para que não ocorra nenhuma intercorrência nos locais das provas, e para que os candidatos consigam realizar as avaliações de forma tranquila”, enfatizou, alertando, ainda, que os concorrentes devem verificar os locais de provas com antecedência, para que não haja atraso.  

A secretária da Semed em exercício, Euzeni Trajano, destaca a importância da realização do concurso para o desenvolvimento do trabalho da Semed ao longo de 2018. 

“A realização do concurso é fundamental, porque criamos esse corpo de servidores efetivos, já que a rede cresce e o atendimento aos alunos também. Então é preciso que tenhamos resultados positivos no concurso e consigamos ter esses profissionais aprovados, atuando com qualidade na rede”. 

Documentos e objetos 

A Semad informa, ainda, que os concorrentes deverão apresentar no dia da prova documento original de identidade, caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente, Comunicado Oficial de Convocação para Prova (COCP), constando data, horário e local de realização da avaliação, disponível no site www.ibade.org.br

Na ausência do documento de identidade o concorrente poderá levar os seguintes documentos originais: carteira de trabalho e previdências; certificado de reservista (sexo masculino); passaporte; cédula de identidade fornecida por Órgãos ou Conselhos de Classe, que por Lei Federal vale como documento de identidade (CRQ, OAB, CRC, CRA, CRF, etc.) e Carteira Nacional de Habilitação - CNH (impressa e com fotografia na forma da Lei nº 9.503/97). 

Não será permitido uso de lápis, lapiseira e/ou borracha durante a realização das provas, bem como objetos eletrônicos e/ou similares, além do uso de arma de fogo ou branca, relógios digitais, bonés e afins, óculos escuros.

O edital dispõe de vagas para professores de nível superior, que atuarão em turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (146), Educação Infantil (101), Artes (4), Ciências (37), Educação Física (23), Ensino religioso (5), Geografia (8), História (8), Inglês (3), Língua Portuguesa (5) e Matemática (60).

O certame prevê 5% das vagas para candidatos com deficiência. Além disso, também será feita a formação de cadastro reserva, que será utilizado conforme a necessidade da Semed. 

Os aprovados terão carga horária de 20h semanais, com remuneração bruta de R$ 1.609,32, que pode ser acrescida de Função Especial de Magistério (FEM) de carga dobrada, Localidade Especial ou Educação Especial, conforme legislação específica. 

O resultado final do concurso está previsto para o dia 15 de março de 2018. 

Linhas de ônibus

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) atuará no período das 7h às 20h, com a frota do dia, por meio das linhas que circulam nas adjacências das instituições de ensino onde serão realizadas as provas, podendo aumentar de acordo com a demanda.

Linhas como 612, 200 e 214, operadas pela empresa Via Verde, devem circular com a frota do dia útil, por serem específicas ao atendimento das Escolas Estadual Profª. Ondina de Paula Ribeiro localizada no Japiim 2, e Escola Estadual Petrônio Portela, no Dom Pedro, conforme explica o superintendente da SMTU, Franclides Ribeiro. "Estamos com frota disponível para atender todos os participantes do certame", afirmou. 

Trânsito

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) vai empregar um efetivo de 30 agentes para monitorar o trânsito nos principais corredores de tráfego onde estão situados grandes colégios da capital que receberão os candidatos do concurso.

Os agentes estão em postos de serviço nas avenidas Bartolomeu Bueno (Dom Pedro), avenidas Leopoldo Peres (Educandos), Rodrigo Otávio (Japiim), Constantino Nery (São Geraldo), Brasil (Compensa), Carvalho Leal (Cachoeirinha) e Praça Nossa Senhora de Nazaré (Adrianópolis). 

Os agentes de trânsito vão coibir o estacionamento proibido e em fila dupla, ordenar o tráfego para manter a fluidez das vias e monitorar a circulação de pedestres para garantir a travessia com segurança.

Publicidade
Publicidade