Publicidade
Manaus
Manaus

PT quer dobrar número de representantes no Amazonas

 “Queremos duplicar esses números. O Partido dos Trabalhadores vem mostrando sua capacidade de crescimento, nas eleições de outubro não será diferente”, declarou o secretário de Organização regional do PT, Ernanis Rodrigues 18/04/2012 às 13:18
Show 1
500 delegados do PT em Manaus terão a missão de decidir, ou não pela candidatura própria do partido à Prefeitura de Manaus, no próximo dia 28
JOELMA MUNIZ Manaus

O Partido dos Trabalhadores (PT) pretende dobrar seu número de representantes nas câmaras e prefeitura municipais do Amazonas. De acordo com o secretário de Organização regional do PT, Ernanis das Neves Rodrigues, a idéia é consolidar ainda mais o partido no norte do país.

O PT conseguiu no pleito de 2009, conquistar 36 assentos em Câmaras Municipais, cinco prefeituras e 12 cargos de vice-prefeitos pelo Estado.

 “Queremos duplicar esses números. O Partido dos Trabalhadores vem mostrando sua capacidade de crescimento, nas eleições de outubro não será diferente”, declarou Ernanis Rodrigues.

O secretário ressalta que o objetivo do Partido para as eleições de outubro é apresentar candidatura própria em 18 ou 20 municípios do Estado. E que em mais 12 lugares estão sendo estudadas possibilidades de aliança visando os cargos de vice-prefeito.

Em Manaus

A exemplo de outros membros do PT, Ernani Rodrigues, não quis adiantar nenhuma decisão do Partido quanto a concorrência pela Prefeitura de Manaus. O petista disse que os correligionários esperam pela reunião regional do PT, no dia 28 deste mês para que a deliberação final do assunto seja oficializada.

“Os 500 delegados do PT em Manaus terão essa missão. No momento não há nada decidido. Concorrer ou não com candidatura própria à Prefeitura de Manaus, será uma ação tomada em consenso”, ressaltou.

“Ser governista é uma vantagem”

Para o professor de Marketing da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e presidente da Action Marketing Pesquisa de Mercado, Afrânio Soares estar junto ao governo estadual contribui de forma direta nos objetivos de duplicação nos números do PT.

“Essa condição favorece a captação de recursos para as campanhas”, disse, ressaltando que a posição de aliado, entretanto dificulta a independência do Partido em lançar candidatura ao Executivo Municipal da capital.

“Não que seja impossível, em 2008 ele também era aliado do governo, mas lançou a candidatura de Francisco Praciano. Só que o momento é outro, e levando em consideração a relação do partido com o atual governador do Estado, isso só virá a acontecer se algo muito extraordinário surgir”, avaliou.

Filiados

Conforme informações do PT no Amazonas, em cada mês o número de filiados e simpatizantes do Partido no Estado, apresenta crescimento. A média seria de 800 a 1000 filiações. Atualmente ele conta com 20 mil filiados só no Amazonas.

PT pelo Brasil

O PT tem além da Presidência da República (Lugar ocupado pela primeira mulher a alcançar o posto, com Dilma Rousseff), a maior bancada na Câmara dos Deputados, a segunda maior bancada no Senado Federal, a terceira posição em número de governadores e a maior bancada nos legislativos estaduais.