Publicidade
Manaus
Manaus

PTN foi a legenda com maior número de votos em Manaus

O partido elegeu cinco vereadores na capital: Jairo da Vical, Rosivaldo Cordovil, Joãozinho Miranda, Felipe Souza e Júnior Ribeiro 08/10/2012 às 09:29
Show 1
PTN elegeu o maior número de vereadores na Câmara
Ana Carolina Barbosa Manaus

Legenda que recebeu o maior número de votos em Manaus na eleição para vereadores deste ano – 108.037 -, o Partido Trabalhista Nacional (PTN) será a sigla com maior representatividade na Câmara Municipal de Manaus (CMM) na próxima legislatura, já que elegeu cinco vereadores dos 60 filiados que disputavam uma cadeira na Casa Legislativa, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Foram eles: Jairo da Vical, Rosivaldo Cordovil, Joãozinho Miranda, Felipe Souza e Júnior Ribeiro. Segundo o TSE, foram 107.004 votos nominais e 1.033 votos na legenda.

Em segundo lugar em número de votos ficou o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), do candidato à Prefeitura de Manaus Arthur Virgílio, o qual recebeu pouco mais de 94 mil votos para vereador, elegendo quatro parlamentares para a próxima legislatura: Plínio Valério, Bosco Saraiva, Rozenha e Mário Frota.

Empatado em número de vereadores com o PSDB está o Partido Social Democrático (PSD), que elegeu Dr. Gomes, Hiram Nicolau, Isaac Thayah e Luis Mitouso.

Contudo, a legenda ficou em sétimo lugar, perdendo para os seguintes partidos: PT (terceiro na classificação geral com 66.211 votos e três vereadores – Rosi Matos, Waldemir José e Professor Bibiano), PTC (com 65.216 votos e também com três eleitos – Dr Alonso Oliveira, Vilma Queiroz e Walfran Torres), PCdoB (com 56.148, mas que não elegeu nenhum vereador) e PPS (com 54.255 e dois vereadores eleitos – Professor Samuel e Professora Jacqueline).

Os partidos ou as coligações tiveram que obter, pelo menos, 23,7 mil votos para conquistar uma das 41 vagas na Câmara Municipal de Manaus (CMM), segundo quociente eleitoral calculado este ano, o qual considerou os índices de eleitores faltosos e de votos nulos e branco registrados no pleito de 2008 cujos mandatos terminarão em dezembro próximo.

Sem representatividade

Dez dos 30 partidos inscritos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dez ficaram sem representatividade na CMM, três deles cujos membros eram candidatos ou são candidatos à Prefeitura de Manaus.

São eles: PCdoB – da postulante ao cargo de prefeita, Vanessa Grazziotin, que está no segundo turno -, PMN – do candidato à Prefeitura de Manaus, Jerônimo Maranhão, o qual foi derrotado na eleição de hoje -, PT do B, PSTU – do candidato à Prefeitura de Manaus derrotado Herbert Amazonas -, PCB, PHS, PCO, PSOL, PR – do candidato à Prefeitura de Manaus derrotado Henrique Oliveira – e PEN.