Publicidade
Manaus
Manaus

Público feminino lidera a compra de carros

Mulheres têm o poder de decisão. Montadoras se esforçam para agradar esse novo mercado consumidor  14/07/2012 às 10:44
Show 1
As mulheres são responsáveis por 85% das decisões de escolha do modelo
Jornal AC Manaus

Antigamente, assunto de esportes e automóveis pertencia ao universo masculino, porém, as coisas mudaram. Hoje, além do desenvolvimento profissional e independência financeira, as mulheres ganharam destaque também nos dois ramos, se aprimorando em conhecimentos específicos, técnicos ou meramente superficiais, suficiente para se participar de qualquer conversa sobre os tópicos. Uma pesquisa recente, por exemplo, indicou que as mulheres representam 51,4% das vendas de carros na China. Ou seja, elas compram mais do que eles.

ONLINE

Além disso, as mulheres são também as que mais gastam em compras online, cerca de 20% a mais que os homens, pois elas pesquisam bastante, analisam o produto que for melhor às suas necessidades e por fim, acabam adquirindo. Segundo a franquia Temusados (www.temusados.com.br), a busca na compra por veículos via internet está crescendo, justamente por que elas são práticas e gostam de pesquisar bem antes de ir direto a loja. “Através do site, a usuária pode fazer sua pesquisa em dias de chuva ou a qualquer hora do dia, coisas que antigamente seria mais difícil e levava muito tempo”, conta o franqueado Alexandre Yamauti.

Essa mudança de cenário é bem percebida inclusive nos carros, que hoje possuem mais porta-objeto, porta revistas, espelhos, luzes no quebra sol e refrigeração do porta luvas em alguns modelos, para agradar ainda mais e, principalmente, conquistar o público feminino, que hoje é responsável por 85% das decisões de escolha do modelo e mais de 48% na hora de efetuar a compra. Algumas marcas até mesmo mudaram a maçaneta da porta para evitar quebrar as unhas e fizeram os tecidos dos bancos mais macios e aveludados para evitar desfiar a meia-calça.

“Hoje o público feminino é mais participativo, mais ativo e decisivo no ramo de automóveis. E elas compram carros de diversos tipos, com boa qualidade e grandes marcas, o que significa que além de se interessarem mais, elas também entendem bem daquilo que estão levando para a garagem”, afirma Paulo Cruz, empresário e fundador do site Temusados (www.temusados.com.br). Muitas montadoras possuem equipes designadas simplesmente para ouvir esse universo e saber o que seria bom na opinião delas.

 Exigentes

Diferentemente dos homens, que procuram potência e velocidade, as mulheres preferem carros práticos, funcionais, econômicos que ofereçam segurança e conforto para os filhos e a família. Além disso, analisam minuciosamente antes da compra, olhando detalhes dos acabamentos internos e externos, são mais preocupadas com a revisão, manutenção preventiva e corretiva dos automóveis. Por isso, vale a pena o investimento dos negócios voltados ao universo feminino, pois elas demonstram interesse e buscam produtos que lhe atendam de forma concisa, sem ser por impulso.