Publicidade
Manaus
Manaus

Quase 2 mil coletivos circulam gratuitamente em Manaus

Especialmente neste domingo (7) a taxa referente à passagem do transporte coletivo de Manaus não será cobrada aos usuários. Entre os objetivos da Lei da gratuidade, está a tentativa de coibir a captação ilegal de votos em troca de transporte oferecido por candidatos 06/10/2012 às 17:10
Show 1
Os ônibus do transporte coletivo começaram a circular pela cidade por volta de 4h30 da manhã
acritica.com Manaus

Nas primeiras horas deste domingo (7) muitos ônibus foram vistos já circulando pela cidade de Manaus. Em frente à garagem da empresa União Cascavel, na Avenida Camapuã, Cidade Nova II, Zona Norte de Manaus, os veículos do transporte coletivo saíram para as ruas às 4h30. Por volta das 5h já podiam ser vistos vários coletivos circulando em todas as zonas da cidade.

A passagem do transporte coletivo não será cobrada a partir das 4h da manhã até as 23h59 neste domingo (7).

Mil e setecentos ônibus das empresas operadoras do sistema coletivo convencional circulam cumprindo as rotas tradicionais. Os veículos dos sistemas Executivo e Alternativo não fazem parte do programa de gratuidade.

A Lei nº 1.692 de 13 de setembro de 2012 garante a gratuidade do Transporte Coletivo Urbano de passageiros do município de Manaus para as eleições. Entre os objetivos da Lei da gratuidade, está a tentativa de coibir a captação ilegal de votos em troca de transporte oferecido por candidatos.

Fiscalização

A circulação dos coletivos será fiscalizada pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), que conta com cerca de 200 servidores.

A multa para a empresa que desrespeitar a lei é de 31 UFMs (Unidades Fiscais do Município), o equivalente a R$2.183,64. Equipes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM) também vão atuar em parceria com a SMTU para verificar o cumprimento da gratuidade.