Publicidade
Manaus
Manaus

Quase 60 mil são esperados para PSC da UFAM

Pelo PSC, a UFAM oferece 2.716 vagas, das quais 1.891 são destinados aos cursos da capital e 825 às unidades acadêmicas localizadas nos municípios de Benjamin Constant, Humaitá, Coari, Parintins e Itacoatiara 30/11/2012 às 12:43
Show 1
Coletiva é realizada na sede da UFAM
acritica.com ---

Neste domingo (02), 59.318 candidatos disputam uma das 2.716 vagas disponibilizadas para os 117 cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal do Amazonas, pelo Processo Seletivo Contínuo (PSC).

Pelo terceiro ano consecutivo, alunos oriundos de escolas públicas do interior do estado do Amazonas estão isentos do pagamento da taxa de inscrição do certame. Para a reitora, professora Márcia Perales, a iniciativa de não cobrar um valor para a inscrição do PSC, embora considerado baixo, foi o de permitir que um número maior de estudantes do ensino médio participe do certame.

“Por sermos uma instituição pública, nós temos o compromisso de promover o acesso ao ensino superior das pessoas que não têm condições de arcar com a taxa de inscrição. Então tomamos a decisão de isentar os alunos oriundos de escolas públicas do interior do Estado”, disse por meio de sua assessoria.

Vagas

Do total das vagas ofertadas, 1.891 são destinadas aos cursos da capital e, 825, às unidades acadêmicas nos municípios de Benjamin Constant, Humaitá, Coari, Parintins e Itacoatiara.

A estrutura montada para aplicação das provas reúne cerca de7.000 servidores. Eles estarão dispostos em 185 escolas da capital e do interior, somando 2.020 salas. Cada escola contará com um coordenador local – da própria cidade – além de outros dois que trabalharão na distribuição e na fiscalização durante a aplicação dos exames.

Locais de prova

Os alunos da capital, especificamente os que anteriormente estavam lotados na Escola Municipal Maria do Carmo Rebello de Souza, localizada na rua J, 255, etapa B, bairro São José II, foram distribuídos em duas escolas, no mesmo bairro.

Os candidatos lotados nas salas de 01 a 12, na Escola Municipal Maria do Carmo Rebello de Souza farão prova na escola CEMEJA prof. Samuel Isaac Benchimol, rua J, etapa B, s/n – São José II; permanecendo as mesmas salas.

Os candidatos lotados nas salas de 13 a 22, na Escola Municipal Maria do Carmo Rebello de Souza farão prova na Escola Municipal Armando de Souza Mendes, rua J, 100, bairro São José II, permanecendo as mesmas salas.

Os candidatos que já imprimiram seus CCI devem substituí-los pela impressão de uma segunda via do mesmo documento. Os novos CCI estão disponíveis no endereço eletrônico www.comvest.ufam.edu.br.

Cursos 

 Este ano, os cursos mais concorridos foram são os de Engenharia Elétrica, na área de Telecomunicações, com 34,30 candidatos por vaga; engenharia de materiais, com 18,87 candidatos por vaga; educação física, com 11,23 candidatos por vaga e enfermagem, com 10,79 candidatos por vaga. Medicina e direito estão sendo disputados, respectivamente, por 4,13 candidatos por vaga e 5,81 candidatos por vaga.