Publicidade
Manaus
Manaus

Quatro municípios do AM participam de videoconferência durante palestra da Semana Amazonense de Enfermagem

A transmissão de palestras via videoconferência é algo inédito na Semana Amazonense de Enfermagem, explicou a coordenadora do evento e chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa da FCecon, enfermeira Júlia Mônica Benevides 15/05/2012 às 13:02
Show 1
O link, quando estabelecido, possibilita que as palestras sejam transmitidas em tempo real, o que viabiliza a troca de experiências entre os participantes
acritica.com Manaus

O primeiro dia de atividades na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) inseridas na programação das Semanas Brasileira e Amazonense de Enfermagem mostrou que a transmissão ao vivo de palestras realizadas na capital amazonense para municípios do interior já é uma realidade. Receberam o link durante a videoconferência ocorrida nesta terça-feira (15), no hospital, os seguintes municípios: Itacoatiara, Itamarati, Alvarães, Itapiranga e Boca do Acre.

O link, quando estabelecido, possibilita que as palestras sejam transmitidas em tempo real, o que viabiliza a troca de experiências entre os participantes e abre espaço para que profissionais das comunidades mais distantes tirem suas dúvidas sobre os temas, proporcionando, ainda, a capacitação dos mesmos.

A transmissão de palestras via videoconferência é algo inédito na Semana Amazonense de Enfermagem, explicou a coordenadora do evento e chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa da FCecon, enfermeira Júlia Mônica Benevides.

Para o diretor-presidente da FCecon, Dr. Edson de Oliveira Andrade, eventos como a Semana de Enfermagem oportunizam a associação da assistência à competência profissional. Ele ressaltou a importância da busca pela qualificação e assegurou que este processo não ficará preso apenas às semanas comemorativas, a exemplo de hoje, já que a unidade hospitalar vem investindo em capacitação e na área de ensino e pesquisa sempre que possível.

“O grande desafio, hoje em dia, é aprender a aprender”, disse. Edson Andrade concluiu lembrando que é preciso agregar ao conhecimento científico – uma das áreas da atuação da instituição – a solidariedade, focando a aplicação do conhecimento adquirido na melhoria do atendimento e bem-estar dos pacientes.

Entre os temas abordados, na manhã desta terça-feira, estiveram: “Registro de câncer de base populacional” e “Sistema de informação de apoio à prevenção do câncer de colo de útero e mama”.

O primeiro, cuja palestra foi ministrada pelo membro da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e suporte do Sistema de Informação no Departamento de Prevenção e Controle do Câncer, Rubens Marques Furtado, trouxe à tona um dado importante: a estimativa de aumento em 50% no número de mamografias realizadas este ano no Amazonas, passando de 30 mil para 45 mil.

Durante palestra para 80 pessoas (só na FCecon), ele pôde interagir com participantes dos outros municípios e tirar dúvidas sobre o Siscolo e Sismama - Sistema de Informação do Câncer do Colo do Útero e Sistema de Informação do Câncer de Mama, respectivamente -, os quais reúnem dados e geram indicadores que avaliam os dois mecanismos, tanto no quesito rastreamento, quanto acompanhamento de mulheres que apresentam alterações – lesões precursoras do câncer de útero e alterações mamárias.

No caso do Siscolo, especificamente, o programa agrega dados de todo o País sobre a qualidade dos exames preventivos (Papanicolau) e é utilizado para o planejamento de ações preventivas.

Em seguida, apresentou-se a palestrante Nayara Machado, coordenadora de Registro de Câncer de Base Populacional, a qual explicou, entre outras coisas, que o programa atua também a partir do levantamento da qualidade da assistência prestada na FCecon e ajuda a estabelecer prioridades.

Nesta quarta (16), serão apresentadas palestras sobre “Novas tecnologias no controle de infecção em feridas”, com a enfermeira Glauciane Neves – entre 8h e 9h – e, em seguida, sobre os temas “Novas tecnologias no centro cirúrgico”, com a enfermeira Shirley Monteiro Mota – entre 10h e 11.

Finalizando o ciclo, será realizado um sorteio, entre 11h e 12h, com a entrega de prêmios da frase do concurso “Lavagem das mãos”, promovido pelo setor de Enfermagem da FCecon para incentivar essa prática tida como uma das mais importantes no ambiente hospitalar.

Toda a programação será desenvolvida no auditório localizado no terceiro andar da unidade hospitalar. Estão convidados a participar estudantes e profissionais da área da saúde em geral.

As inscrições podem ser feitas na própria FCecon (rua Francisco Orellana, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste). Informações pelo telefone 3655-4703.