Publicidade
Manaus
Economia,Imposto de Renda,Declaração de Imposto de Renda,IRPF,Receita Federal, Dispositivos Móveis

Receita Federal no AM já recebeu mais de 60 mil declarações do IRPF

A expectativa da Receita Federal é que sejam recebidas no Amazonas, este ano, 300 mil Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física 22/03/2013 às 11:28
Show 1
Informações sobre a declaração do IRPF podem ser obtidas na página da Receita Federal na internet
acritica.com Manaus

A Receita Federal do Brasil no Amazonas recebeu, até as 9h desta sexta-feira (22), 66.652 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2013. A expectativa da Receita Federal é que sejam recebidas no estado, este ano, 300 mil Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física.

Receita também ampliou os serviços do IR para smartphones e tablets. A versão traz novidades  como cálculo e pagamento de impostos, além de mais facilidades para consultar declarações e situação cadastral no CPF. Para isso, é necessário o cadastramento prévio do equipamento móvel no e-CAC, na página da Receita na internet.

Entre as novidades disponíveis para smartphone e tablet se encontra também uma  versão  resumida  do “Perguntão IRPF2013” disponível na página da RFB. Nessa versão  poderão  ser  feitas consultas por capítulo ou pesquisas por palavra-chave, havendo também opção de marcar como "favorita", formando uma base pessoal de informações de maior interesse.

De acordo com o delegado da Receita Federal em Manaus, Leonardo Barbosa Frota, essas melhorias buscam facilitar a vida do contribuinte que utiliza aparelhos móveis e, em boa parte, vieram de sugestões dos próprios contribuintes.  

"A Receita Federal busca uma nova forma  de  comunicação  com  a  sociedade e outras novidades virão por aí", finalizou.

Serviços móveis
Impressão  de  Darf
A  partir  deste mês, o contribuinte que já fez sua declaração  e  apurou  imposto a pagar já pode gerar e imprimir o DARF para pagamento por meio de um smartphone ou tablet. O contribuinte pode imprimir cotas do IR dos últimos sete anos.

Cálculo do IR
Outra importante inovação a favor dos contribuintes que utilizam  os  aparelhos  móveis, é que agora poderão usá-los para simular o cálculo  do  Imposto  de  Renda Pessoa Física, mensal e anual. O aplicativo indica  também  qual  a  melhor  opção  para  a  declaração,  se  padrão ou simplificada, dependendo de cada situação.