Publicidade
Manaus
Manaus

Recuperação de veículos roubados e furtados em Manaus cresce 10%

De janeiro a março, 486 automóveis e motocicletas foram localizados e devolvidos aos seus proprietários, contra 441 no mesmo período do ano passado 17/04/2012 às 09:54
Show 1
Recuperação de veículos roubados e furtados em Manaus cresce 10%
acritica.com ---

A Polícia recuperou mais veículos roubados no primeiro trimestre de 2012 e cresceu 10% na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com informações divulgadas nesta terça-feira (17) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). De janeiro a março, 486 automóveis e motocicletas foram localizados e devolvidos aos seus proprietários, contra 441 no mesmo período do ano passado.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, disse que a Secretaria de Inteligência aponta que muitos carros roubados ou furtados em Manaus são usados em assaltos e depois abandonados em áreas remotas da cidade. Há também casos em que a polícia recupera veículos em outros municípios do Estado e até mesmo em cidades do Pará e Roraima que fazem divisa com o Amazonas. “Geralmente, são vendidos a preço baixo e embarcados em portos clandestinos no interior”, afirmou.

Vital disse ainda que a SSP trabalha para evitar as ocorrências de roubo e furto de veículos, mas quando isso não é possível a polícia faz todo o esforço necessário para recuperar o bem patrimonial do cidadão. “Já realizamos várias operações em 2011 e continuamos atuando para impedir esse tipo de crime. É importante que o cidadão registre um boletim de ocorrência (BO) quando for vítima de bandidos porque usamos seus contatos para acioná-lo na devolução do carro”, disse.

O secretário orienta o cidadão para que adote dois procedimentos imediatos se tiver seu veículo roubado: ligar para o 190 da polícia e registrar um BO em qualquer Distrito Integrado de Polícia (DIP) ou na Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV). “Isso é importante porque na hora em que o Ciops toma conhecimento da ocorrência, essa informação é jogada nas redes-rádio da polícia e do Sertaxi (taxistas) e na central das câmeras. Assim, já recuperamos muitos veículos rapidamente”, disse Vital.