Publicidade
Manaus
Manaus

Rede pública de ensino disponibilizará 373 postos de atendimento em Manaus

Todas as escolas 228 escolas da Seduc e mais 145 escolas da Semed na capital atenderão a população como postos de atendimento em Manaus. Calendário de matrículas para as duas redes foi divulgado oficialmente. 06/12/2012 às 17:17
Show 1
A informação foi divulgada pelo secretário da Seduc, Rossieli Soares de Silva e pelo secretário da Semed, Mauro Lippi, em entrevista coletiva
acritica.com Manaus (AM)

Visando oferecer um atendimento ágil e eficiente à população, o Governo do Estado em conjunto com a Prefeitura de Manaus, disponibilizará 373 postos de atendimento para a solicitação e efetivação das matrículas para a rede pública escolar no ano de 2013. Deste total de postos 228 serão disponibilizados pela Secretaria de Estado de Educação (correspondendo a todos as escolas da Seduc na capital) e outros 145 serão oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A informação foi divulgada pelo secretário da Seduc, Rossieli Soares de Silva e pelo secretário da Semed, Mauro Lippi, em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (06), na qual foi divulgado o calendário de atendimento à população para as matrículas do ano letivo de 2013.

Segundo o secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva, a ampliação do número de postos corresponde ao compromisso do poder público em atender com maior comodidade e eficiência a população. “Todas as nossas 228 escolas da capital foram preparadas para funcionar como locais de atendimento para a solicitação de matrículas. Estas escolas – somadas a 145 da Semed – estão interligadas em rede, o que permitirá à população, ao procurar qualquer uma destes postos, solicitar sua vaga para a escola que deseja, independente da localização geográfica desta”, enfatizou.

Sem filas

O secretário Rossieli Silva reforçou que por conta do sistema que interliga as escolas, não há necessidade da pessoa, no momento do atendimento, se dirigir especificamente à escola que deseja a vaga. “Por isso, reforçamos que não há necessidade da formação indiscriminada de filas, sobretudo nos colégios tradicionais como ocorria em anos anteriores, bastando à comunidade procurar a escola mais próxima de sua residência ou local de trabalho para a efetivação do atendimento”, explicou Rossieli Silva.

Via internet

O secretário da Seduc informou também que já está disponível desde o dia 1º de dezembro o site www.matriculas.am.gov.br para que os interessados solicitem suas vagas e obtenham maior agilidade ao confirmar o pedido de matrícula durante o atendimento presencial. “Esta é uma forma de acelerar o processo. O site já está no ar e aberto para os cadastro e solicitação de vagas. Ao acessar, a pessoa indica uma lista de escolas pretendidas (por ordem de preferência), imprime a guia de atendimento e no período correto procura qualquer um dos 373 postos para concluir o seu atendimento, já estando com o cadastro on-line preenchido”, explicou o secretário.

Rossieli Silva informou ainda que a partir de janeiro será disponibilizado o telefone 0800-280-6631 para que a população ligar gratuitamente e receber instruções facilitando o processo de matrículas.

Calendário de atendimento

Como em anos anteriores, o calendário de atendimento foi organizado em etapas diferenciadas, com prazos específicos para cada modalidade de ensino.

A gerente da Central de Matrículas, Irlanda Araújo, explicou que o atendimento de rematrículas para os alunos que estudaram na rede pública em 2012 já está sendo realizado desde o dia 26 de novembro e que vai até o dia 28 de dezembro. Irlanda destacou que a próxima etapa será destinada às solicitações por transferências que acontecem entre os dias 27 de dezembro e 14 de janeiro, com dias específicos para cada modalidade de ensino.

O atendimento a novos alunos – aqueles que não estudaram na rede pública em 2012 – acontecerá entre 15 e 24 de janeiro, conforme quadro

Calendário de Atendimento para Novos Alunos:

 

Nível de Ensino Solicitado
Período de atendimento
Candidatos ao Ensino Infantil – 1º e 2º períodos
15 a 24 de janeiro
Candidatos ao Ensino Fundamental – 1º e 2º anos
16 a 24 de janeiro
Candidatos ao Ensino Fundamental e EJA – do 3º ao 5º ano
17 a 24 de janeiro
Candidatos ao Ensino Fundamental e EJA – do 6º ao 9º ano
18 a 24 de janeiro
Candidatos ao Ensino Médio – 1º ao 3º ano e EJA Médio
21 a 24 de janeiro
 

*Novos Alunos: Aqueles que não estudaram na rede pública no ano de 2012.