Publicidade
Manaus
Manaus

Registro de homicídios cai 19% na Zona Norte de Manaus, diz SSP

De acordo com a secretaria, as estatísticas de reduções da criminalidade nos dez bairros que compõem a zona Norte da cidade, principalmente nos casos de crimes contra a vida e o patrimônio, podem ser ditas como ‘históricas’ 16/08/2012 às 09:39
Show 1
Lançamento do programa que foi implantado na Zona Norte em fevereiro: expectativa é de que até o final do ano, todos as regiões da cidade sejam contempladas
acritica.com Manaus

Redução de 19% em homicídios e 52% nas tentativas de homicídios. Esse é o número divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) na manhã desta quinta-feira (16), com relação a atuação do programa ‘Ronda no Bairro’ na Zona Norte de Manaus nos primeiros seis meses do ano, comparado ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a SSP, as estatísticas de reduções da criminalidade nos dez bairros que compõem a zona Norte da cidade, principalmente nos casos de crimes contra a vida e o patrimônio, podem ser ditas como ‘históricas’.

De 16 de fevereiro a 16 de agosto deste ano foram registrados 102 homicídios na zona Norte, 24 casos a menos que em 2011. No início deste ano, essa região da cidade, com quase 500 mil habitantes, detinha os maiores índices de violência e criminalidade, liderando com folga ocorrências como homicídio, segundo a secretaria.

“A segurança pública no Amazonas sofre o mesmo problema de outros estados brasileiros, com a criminalidade em ascensão como conseqüência de vários fatores. Mas, aqui nós temos a disposição do governador Omar Aziz de investir, em menos de dois anos, mais de 300 milhões de reais para reestruturar o sistema a partir da criação do Ronda no Bairro”, afirmou o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, ao avaliar os resultados do semestre.

Premiação
Na ocasião da divulgação das estatísticas do programa, a Secretaria de Segurança Pública premiou os 66 policiais que se destacaram nas ações preventivas, visitas comunitárias e solidárias e na prestação do bom atendimento nos Distritos Integrados de Polícia (DIP). O 13º DIP alcançou destaque maior por reduzir em até 80% os casos de homicídios na área de atuação da 18ª Companhia Comunitária (Cicom) da Polícia Militar, que cobre os bairros Cidade de Deus e os conjuntos do Cidade Nova 2.

Vital aponta ainda quedas consideráveis também nos casos de roubo, menos 25%, e furto, com redução de 22%.

Visitas
Aliado às atividades de policiamento 24 horas nas ruas dos bairros da zona Norte, o secretário de Segurança Pública ressalta que a interação com a comunidade é um dos fatores que muito contribuem para a redução da violência e criminalidade em Manaus. 

O coronel Vital disse ainda que essa proximidade com o cidadão também tem motivado bastante ao aumento das denúncias contra criminosos e infratores. Exemplo disso são os casos de violência doméstica, que tinha uma demanda reprimida muito alta, e agora o cidadão tem acesso facilitado ao policial.

“E isso acontece ao mesmo tempo em que a polícia resgata a confiança da população no seu trabalho, e o cidadão fica mais motivado para participar. Estamos otimistas com o futuro da segurança do amazonense. Podem acreditar”, disse o secretário.