Publicidade
Manaus
Manaus

Reunião sobre o sistema de rodízio do transporte executivo é adiada em Manaus

Encontro não tem nova data marcada. Provavelmente aconteça na próxima terça-feira ou ainda na quarta-feira 09/03/2012 às 16:09
Show 1
Com novo sistema, frota de microônibus do executivo deve ser reduzida
Thiago Gonçalves Manaus (AM)

A reunião sobre a implantação do sistema de rodízio no transporte executivo de Manaus marcada para ocorrer na manhã desta sexta-feira (9) foi adiada para a próxima semana. Ainda não há data definida. Provavelmente a nova reunião aconteça na próxima terça-feira (13) ou ainda na quarta-feira (14).

Os representantes das 18 cooperativas do transporte executivo que atuam na capital amazonense se reuniriam com o diretor-presidente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Marcos Cavalcante, para nova discussão da viabilidade do sistema de rodízio apresentado na reunião anterior, realizada na manhã da quarta-feira (7).

Com o adiamento do encontro entre os órgãos, o presidente da Federação das Cooperativas de Transportes do Amazonas (Fecootram), Equias Subrinho, deve apresentar nos próximos dias à SMTU, avaliação que mostre a viabilidade ou não da circulação dos ônibus do transporte executivo em caráter de revezamento (sistema de rodízio).  A SMTU ficará de fazer um estudo técnico para saber se a medida será adotada ou não.

A categoria do transporte executivo estará com as suas atividades normais até a conclusão sobre o sistema de rodízio que irá operar com 50% da frota diariamente. “Nós estamos realizando o nosso trabalho normal com a frota de 260 microônibus. A reunião estava marcada para a manhã desta sexta-feira, às 10h, mas fui comunicado que o Marcos Cavalcante (diretor-presidente da SMTU) solicitou nova data para o encontro, por motivos particulares”, informou o presidente da Fecootram.

Proposta

De acordo com o presidente da Fecootram, Equias Subrinho, a proposta apresentado pelo órgão municipal de transportes urbanos foi aceita em contrapartida da contemplação de 100 veículos incluídos no novo sistema. “Ainda não sabemos como o sistema de rodízio vai funcionar, apenas ficou acertado que toda frota deverá rodar de forma alternada”, disse Equias.

Na manhã da última quarta-feira, a presidência da SMTU convocou os representantes das cooperativas que operam no transporte executivo para anunciar o sistema de rodízio das linhas que será implantado em Manaus, este mês. O anúncio foi feito no auditório da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), localizada na avenida Brasil, bairro Compensa, Zona Oeste.

Rodízio
Em Manaus, a frota do transporte alternativo (“os amarelinhos”) já funciona em sistema de rodízio desde o dia 18 do mês de fevereiro deste ano, na Zona Leste.