Publicidade
Manaus
Manaus

'Ronda no Bairro' começa na Zona Centro-Sul de Manaus

O Ronda no Bairro contará com Distritos Integrado de Polícia (DIP) funcionando em 19 contêineres a fim de acelerar as obras de reforma e construção das delegacias que irão abrigar o contingente de policiais 26/07/2012 às 15:31
Show 1
Lançamento do programa que foi implantado na Zona Norte em fevereiro: expectativa é de que até o final do ano, todos as regiões da cidade sejam contempladas
acritica.com Manaus (AM)

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) lançou, na manhã desta quinta-feira (25), mais uma fase de atuação do programa de segurança Ronda no Bairro. A Zona Centro-Sul é a terceira região de Manaus a receber o projeto. As zonas Norte e Leste já contam com os trabalhos de rondas ostensivas.

O coordenador do Ronda no Bairro, tenente coronel Amadeu Soares se diz otimista com o novo lançamento do programa tão esperado pela população da capital. “No caso do efetivo de policiais militares, passamos de 120 para 561, e sobe de 38 para 111 o número de policiais civis, formando o corpo policial que atua na área, para dar uma resposta positiva à população”, informou.

Policiais Militares da 22ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) atuarão no bairro Vieralves e adjacências. Os policiais da 16ª Cicom vão atuar nos bairros de Aleixo e Adrianópolis. Já a 12ª companhia de polícia comunitária cobrirá os bairros Parque das Laranjeiras e Flores.

O Ronda no Bairro contará também com Distritos Integrado de Polícia (DIP) funcionando em 19 contêineres a fim de acelerar as obras de reforma e construção das delegacias que irão abrigar o contingente de policiais.


(Foto:Luiz Vasconcelos/ A Crítica)

Ainda de acordo com a coordenação do programa de segurança, a demanda maior na Zona Centro-Sul é devida a roubos e furtos a comércios, além do tráfico de entorpecentes nas áreas vermelhas. “Bairros como o Parque das Nações, bairro da União, onde é concentrado o tráfico de drogas”, colocou o coronel Amadeu Soares.

Lançamento

O governador do Amazonas, Omar Aziz, lançou a nova fase na manhã desta quinta-feira (26), no Centro Social Urbano do Parque Dez (CSU). No local, já estão dois contêineres onde funcionarão um escritório e uma sala para a parte técnica. Em uma sala cedida pela administração do CSU, na sede do local, ficará instalada a Polícia Militar.

Prisões

Presos não ficarão alojados na nova estrutura. Eles serão encaminhados para exames de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) e, em seguida, para a cadeia pública, segundo Amadeu Soares.

“O 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro de Flores, que já concentra os casos naquela área, vai ficar responsável por receber os presos que tiverem que aguardar em cela”, disse Soares.  O 12º DIP também vai concentrar o Comando de Policiamento de Área (CPA) Centro-Sul e a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV).