Publicidade
Manaus
Manaus

Ronda no Bairro: Governador Omar Aziz dá o 'ponta a pé' na Zona Leste de Manaus

Omar Aziz visitou os cinvo novos Distritos Integrados de Polícia (DIPs), localizados na Zona Leste de Manaus, que abrigarão o programa de segurança. O governador confirmou o início das atividades na região no próximo dia 19 17/07/2012 às 13:11
Show 1
Lançamento do programa que foi implantado na Zona Norte em fevereiro: expectativa é de que até o final do ano, todos as regiões da cidade sejam contempladas
acritica.com Manaus (AM)

Com a aproximação do lançamento do programa estadual de segurança Ronda no Bairro, o governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD), visitou na manhã desta terça-feira (17), as delegacias de polícia que foram reformadas e receberam nova estrutura, para abrigar o programa na Zona Leste de Manaus. O Ronda no Bairro está previsto para iniciar na próxima quinta-feira (19) na região. Prazo confirmado pelo governador.

No início da manhã, Omar Aziz visitou o 11º Distrito Integrado de Polícia (DIP), localizado no bairro Coroado, Zona Leste de Manaus, e seguiu as visitas aos demais DIPs.

O governo do Estado preparou cinco distritos policiais que são o 25º DIP, localizado na Rua J, bairro Armando Mendes, o 4º DIP, que fica na Rua Perimetral com a Rua B9, no bairro Grande Vitória. Foram feitas também, intervenções no 30º DIP, localizado na Rua Manjericão, bairro João Paulo II, o 14º na Avenida Grande Circular, no bairro de São José, e o 11º.

No dia 26 de julho, o Ronda no Bairro deverá ser implantado na Zona Centro-Sul. Até setembro, todo o território da capital estará coberta pela filosofia de policiamento comunitário do programa.

Balanço

Dados divulgados pela Secretária de Segurança Pública mostram que após a implantação do Ronda na Zona Norte, os índices de criminalidade caíram consideravelmente e o balanço do mês de julho aponta redução de pelo menos 14% em relação ao mesmo período do ano passado.

A primeira fase do programa Ronda no Bairro foi lançada no dia 16 de fevereiro deste ano em toda Zona Norte da capital, escolhida na época por ser a mais populosa e por registrar os maiores índices de ocorrências policiais, segundo levantamento feito pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).

Segunda etapa

Em conversa com policiais militares e civis, Omar disse que espera por parte da classe a prestação de bons serviços a população. “Nós não estamos medindo esforços para melhorar a segurança pública. Se cada um fizer a sua parte, nós vamos conseguir mudar a realidade” afirmou o governador.

A Zona Leste, a partir de quinta-feira, passa a contar com oito DIPs. Além do aumento no número de viaturas e do efetivo.  O número de policiais militares passa de 288 para 931 e o de policiais civis de 166 para 232 na área.