Publicidade
Manaus
Mobilidade

Educar para não sofrer no futuro: Manaus ganha 'Cidade Mirim' do 'Clubinho Honda'

Moto Honda da Amazônia e Secretaria Municipal de Educação firmam parceria para que 300 crianças aprendam conceitos fundamentais de educação e segurança no trânsito 13/05/2016 às 20:02 - Atualizado em 14/05/2016 às 11:49
Show capturar7
Alunos da rede municipal serão orientados sobre trânsito seguro e cidadania (Divulgação/Angêlo Torres/Moto Honda da Amazônia)
Silane Souza Manaus (AM)

Já dizia o filósofo Pitágoras: educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. É mais ou menos com esse pensamento que foi inaugurado, ontem, a “Cidade Mirim” do “Clubinho Honda”, cujo objetivo é transmitir conceitos fundamentais de educação e segurança no trânsito aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres do futuro, ou seja, as crianças de hoje. O programa, da Moto Honda da Amazônia, funcionará nas dependências do Centro Educacional de Trânsito (CETH), da multinacional, no bairro Novo Aleixo, Zona Norte.

De acordo com o supervisor do CETH, Marcos Frazão, a grande finalidade é levar às crianças matriculadas na rede municipal de ensino, as informações de educação e segurança no trânsito para formar cidadãos mais conscientes. “Nós acreditamos que a educação infantil é a chave para um trânsito e um mundo melhor, por isso, nosso objetivo é transmitir informações de segurança no trânsito para que, no futuro, nós tenhamos cidadãos mais inteirados de suas responsabilidades e termos um trânsito melhor”, destacou.

Inicialmente, o foco da “Cidade Mirim” será o público escolar. Para isso, a Moto Honda firmou parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para atender 300 crianças de 4 a 7 anos. Mas conforme Frazão, em breve, as atividades do programa serão estendidas para outras instituições. “Nesse primeiro momento nós vamos atuar em 15 datas estabelecidas com a Semed. Também vamos desenhar novas parcerias tanto para escolas públicas quanto privadas”, revelou.

Para a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, a parceria com a multinacional reafirma o compromisso tanto da empresa quanto da Prefeitura de Manaus na área de educação no trânsito. “A Moto Honda tem direcionado muitos de seus projetos para a área de educação o que é muito interessante porque já temos um trabalho desse modelo em parceria com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). Hoje acidentes envolvendo motocicletas são considerados caso de saúde pública”, lembrou. 

A secretária enfatizou a grande responsabilidade que a pasta tem em relação à formação dos novos cidadãos. “Essa iniciativa da Honda ter montado essa escola para atender condutores e se aproximar da Semed, que atende hoje 232 mil crianças diariamente, faz com que nós afirmamos nosso compromisso na formação desses novos cidadãos. E, certamente, no futuro bem próximo, vamos perceber uma mudança de comportamento em relação ao trânsito da nossa cidade que hoje é muito agressivo, inibe pedestre e causa tantos acidentes”, disse.

Aulas com brinquedos elétricos

De acordo com o supervisor do Centro Educacional de Trânsito Honda, Marcos Frazão, o espaço com 65 metros quadrados reproduz uma cidade com elementos do trânsito.   “No local, os pequenos têm aulas práticas usando motos elétricas de brinquedo e aprendem a parar antes da faixa de pedestres, a interpretarem o semáforo, utilizar equipamentos de segurança, entre outros”, explicou.

Antes da aula prática, há uma sessão de cinema. Nos filmes, os personagens do programa “Clubinho Honda”, entre eles o super herói invisível ZIG e o guarda Haroldo, vivem aventuras que simulam situações reais de trânsito, ensinando o modo correto de agir. 

Ontem, na inauguração, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Onias Bento, na Zona Leste, levou 15 alunos do 1º período para visitar a Cidade Mirim.

Treinamento de condutores

O CETH da Moto Honda é voltado para treinamentos exclusivo de educação no trânsito. Desde 2014 foram treinados mais de 11 mil pessoas, sendo seis mil em curso de pilotagem e cinco em palestras de harmonia no trânsito. O objetivo da multinacional é qualificar motociclistas para que haja menos acidentes no trânsito.

Educação divertida

O projeto “Clubinho Honda” foi criado em 1992 para ensinar, de forma leve e divertida, a importância da boa convivência no trânsito entre pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas.  Em 2009, foi a vez da versão digital do projeto ser apresentado ao público infantil (www.honda.com.br/clubinhohonda.